UOL Notícias Notícias
 

03/03/2010 - 17h36

Cacos de concreto, shows cancelados, tango e tragédia: direto do Chile, os relatos do enviado do UOL

Câmera de boate capta reação ao início do terremoto no Chile

A entrada no país sísmico

Chegando ao Chile por terra pela fronteira da Argentina, o primeiro sinal do terremoto vem numa conversa dos funcionários da alfândega. “Aqui só uns objetos caíram das mesas e armários”, comenta uma chilena que retorna na fila da documentação.
Passada a burocracia, o Chile descortina uma de suas mais belas paisagens, o vale da estação de esqui de Portillo. Na primeira cidade na estrada, Los Andes são poucas as marcas, apenas rachaduras em casas antigas.

Só mesmo na entrada de Santiago se tem uma ideia do que aconteceu. Duas passarelas sobre a rodovia viraram cacos de concreto no acostamento. Dois viadutos desencaixaram e viraram rampas íngremes. Quando mais se vai ao Sul do país mais aparecem as feridas que o terremoto e o posterior tsunami causaram desde a madrugada de sábado.

Sem clima
 

Muitos artistas já cancelaram seus shows no Chile. Mas nas paredes da cidade há cartazes anunciando espetáculos. Para o dia 13, por exemplo, estão programadas as apresentações do grupo escocês Franz Ferdinand e o cantor brasileiro Caetano Veloso. Para o dia 22, os outdoors de Santiago fazem promoção para a estrela pop Nelly Furtado.

Tango e tragédia
 

O taxista Leandro Muñoz estava trabalhando em Santiago quando o terremoto atingiu Santiago na madrugada de sábado. Ele levava para casa duas senhoras que saíram de uma casa de tango. “Primeiro veio uma lufada de vento. Depois o carro foi lançado para um lado para o outro, como se fosse uma onda no asfalto. As passageiras pediram para acelerar, mas eu reduzi a marcha, ainda mais que as pessoas começaram a sair às ruas. Era arriscado atropelar alguém.”
 

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h19

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h25

    -0,32
    75.364,59
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host