UOL Notícias Notícias
 

04/03/2010 - 21h15

Autoridades chilenas identificam 279 corpos e decretam luto nacional

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

Atualizada às 22h40

As autoridades chilenas identificaram até o momento 279 dos 802 corpos localizados até agora desde o terremoto que atingiu o país no último sábado, e decretaram um luto oficial de três dias.

Em entrevista coletiva, o subsecretário do Ministério do Interior, Patrício Rosende, leu uma lista com os nomes das vítimas identificadas.

A presidente do Chile, Michele Bachelet, decretou três dias de luto nacional a partir das 0h (horário local e de Brasília) do próximo domingo, e prorrogou a duração do horário de verão até 3 de abril, para facilitar as tarefas de busca de corpos e remoção de escombros.

No momento em que Rosende falava em frente a câmeras de televisão, o país registrou um novo tremor de 6,3 graus de magnitude. O terremoto ocorreu a 83 quilômetros da cidade de Calama, no norte do país, na região de Antofagasta.

De acordo com a diretora do Escritório Nacional de Emergência (Onemi, na sigla em espanhol), Carmen Fernández, o tremor desta quinta-feira não seria mais uma das centenas de réplicas já registradas desde sábado, mas um novo terremoto.

"Não é réplica daquele imenso terremoto. Este, agora, foi de menor intensidade e foi no interior do país, longe do mar e das áreas habitadas", afirmou. Segundo ela, o epicentro foi perto da fronteira com a Bolívia.

Testemunhas afirmaram que ouviram estrondos e que houve comoção, mas ainda não se tem relatos de feridos ou dos estragos causados pelo novo abalo.

*Com agências internacionais

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h16

    -0,05
    3,173
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h23

    1,12
    65.403,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host