UOL Notícias Notícias
 

05/03/2010 - 14h19

Ban Ki-moon chega ao Chile para avaliar prejuízos

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

Governo chileno descarta alerta de tsunami após dois novos tremores hoje

Quase uma semana depois do forte terremoto que abalou o Chile, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, desembarcou nesta sexta-feira (5) em Santiago. O secretário vai avaliar os prejuízos no país, calculados por algumas consultorias em US$ 30 bilhões.

Ban Ki-moon irá se reunir com a presidente Michelle Bachelet e o sucessor dela, Sebastián Piñera. Amanhã, o secretário visitará as cidades de Concepción e Talcahuano, uma das regiões mais devastada pela tragédia.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou o país devastado pelo terremotoa na segunda-feira (1) ao Chile na viagem de volta do Uruguai, onde compareceu à posse de José Mujica. Lula se encontrou com Michelle Bachelet, em Santiago, e reafirmou a ajuda brasileira ao país.

Mais visitas
O presidente do Uruguai, José Mujica também vai ao Chile no dia 11 de março, dia da posse do presidente eleito Sebastián Piñera, numa demonstração de solidariedade pelo terremoto no sábado passado. A viagem ao Chile foi confirmada por fontes da presidência.

Segundo a Casa Branca, o presidente americano, Barack Obama, enviará seu conselheiro de segurança nacional, o general James L. Jones, para a posse de Piñera. Jones será acompanhado pelo diretor de assuntos andinos Russell C. Crandall.

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, visitou o Chile na última terça-feira (2) e toda a ajuda necessária para que o país supere a tragédia causada pelo terremoto.

*Com informações de agências internacionais 

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,22
    3,148
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h22

    0,64
    65.099,56
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host