UOL Notícias Notícias
 

05/03/2010 - 12h05

Companhias aéreas normalizam voos para o Chile a partir de sábado

Do UOL Notícias
Em São Paulo

As companhias aéreas TAM e LAN Chile – operadoras de voos entre o Brasil e o Chile– afirmaram nesta sexta-feira (3) que os voos diários ao aeroporto de Santiago serão normalizados a partir de amanhã (5).

A TAM informou que continuará com voos extras entre os dois países nesta sexta. A companhia destacou que os passageiros devem confirmar a reserva antes da ida ao aeroporto para os voos diários — JJ8029 (Santiago/Guarulhos/Galeão), JJ8026 (Guarulhos/Santiago), JJ8027 (Santiago /Guarulhos) e JJ8028 Galeão/Guarulhos/Santiago) — que serão retomados normalmente amanhã.

Hoje, seis voos da LAN transitam entre Brasil e Chile – três em cada sentido. A empresa opera normalmente oito voos diários com saída e chegada ao Brasil.

O aeroporto Arturo Merino Benítez, em Santiago, sofreu diversos danos nas instalações depois do terremoto do dia 27. O local opera com 65% de sua capacidade e em situação de emergência desde então.

A Gol, que também realiza voos entre os dois países, não informou ainda se retormará as operações normais a partir de amanhã.

Novos tremores
Nesta sexta-feira (5) o país viveu um novo tremor, de 6,3 graus de magnitude na escala Richter. O sismo aconteceu às 6h19 (na hora local e em Brasília), durou cerca de um minuto, e assustou os moradores de Concepción, no sul do Chile, uma das regiões mais atingidas pelo poderoso terremoto de sábado passado.

Por conta do novo tremor, a energia elétrica chegou a ser cortada por alguns minutos. E, embora a cidade esteja sob toque de recolher até o meio-dia, várias pessoas saíram às ruas com medo.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o epicentro foi no mar, a 48 quilômetros da costa de Concepción. A Marinha chilena descartou minutos depois a possibilidade de uma onda gigante. "As características do sismo não reúnem as condições para gerar um tsunami", assinalou o órgão.

Minutos antes do tremor, às 6h08, houve outro, de 4,7 graus e com epicentro em terra firme perto de San Rosendo, cerca de 570 quilômetros ao sul de Santiago. Durante a madrugada houve outros terremotos, o primeiro às 0h34 e de 5,7 graus.

 

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h20

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h28

    -0,06
    75.559,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host