UOL Notícias Notícias
 

12/03/2010 - 10h57

Presidente do Chile entrega a assessores caco de escombros e cronômetro

Renata Giraldi
Enviada Especial da Agência Brasil
Em Santiago (Chile)

Na primeira reunião com toda a equipe de governo, o novo presidente do Chile, Sebastián Piñera, deu um presente simbólico para seus assessores: um caco de escombros e um cronômetro. Segundo Piñera, o caco representa a necessidade de esforço de todos para a reconstrução do país após os tremores e tsunamis e o cronômetro significa que não há tempo a perder.

Mais uma série de tremores é registrada no Chile na madrugada e manhã de hoje

Os abalos puderam ser percebidos no Centro e Sul do país, como tem ocorrido nos últimos dias - de Santiago, a capital, até a região de Bío-Bío. O mais intenso foi registrado nas cidades de San Francisco e Roncagua.

“Há tanto o que fazer que o que menos temos é tempo”, disse Piñera. Ao ser perguntado se não descansava, uma vez que seu ritmo de trabalho começa cedo e vai até a madrugada, o presidente foi objetivo: “Durmo pouco, mas bem, como um menino”.

Segundo Piñera, sua orientação para os ministros e secretários foi clara e direta. “Temos de trabalhar muito, da melhor forma e de maneira rápida. Tudo tem de ser para ontem. Não esqueço que a nossa responsabilidade é com todos”, disse.

O presidente afirmou que pretende intensificar suas atividades ao longo do dia. De acordo com ele, ainda hoje (12) serão anunciadas medidas emergenciais, como um novo sistema de alerta para tremores de terra e tsunamis. Muitas das ações planejadas por Piñera necessitam de apoio do Congresso Nacional – no qual ele não dispõe de maioria.

Desde que assumiu ontem (11) o governo, Piñera já demonstrou diferenças com sua antecessora em relação ao contato com a imprensa. Diferentemente da ex-presidente Michelle Bachelet, ele demonstra simpatia ao conceder entrevistas e parece apreciar o contato com jornalistas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h19

    -0,12
    3,178
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,29
    64.676,55
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host