UOL Notícias Notícias
 

15/03/2010 - 13h41

Sistema elétrico chileno ficará instável por 7 dias, afirma Piñera

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

Saiba mais sobre o Chile

  • População: 16 milhões

    Religião: Católicos (70%), evangélicos (15%), outros (6,7%), ateus (8,3%)

    Expectativa de vida: 77 anos

    PIB per capita: US$ 14.700

O sistema elétrico em grande parte do Chile permanecerá instável por ao menos uma semana depois do grande apagão ocorrido na noite de domingo, disse nesta segunda-feira o presidente chileno, Sebastián Piñera.

Um apagão, causado pela falha em um transformador-chave do principal sistema elétrico do Chile, deixou milhões de pessoas sem luz desde a região do Atacama, no norte, até a cidade de Chiloé, no sul.

"Nos comprometemos que o transformados danificado será reparado dentro das próximas 48 horas e que as linhas que foram afetadas pelo apagão estarão revisadas e reparadas dentro dos próximo sete dias", disse Piñera.

"Assim como aconteceu desde o terremoto de 27 de fevereiro, pelos próximos sete dias vamos ter um sistema elétrico instável", acrescentou o presidente durante a cerimônia de abertura do ano escolar.

Depois que o fornecimento de energia foi restabelecido para 98 por cento do território afetado, a principal área ainda sem luz era o Alto Bío Bío, no sul do Chile.

Novo tremor hoje

Um forte tremor secundário de 6 graus de magnitude foi sentido nesta segunda-feira (15) no Chile, duas semanas depois do terremoto e posterior tsunami que matou centenas de pessoas e provocou muitos danos estruturais, informou o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS).

O tremor, uma das 200 réplicas sentidas no país desde o terremoto de 8,8 graus de 27 de fevereiro, foi registrado às 8h08 locais (mesmo horário de Brasília), com epicentro a 110 quilômetros ao noroeste da cidade costeira de Concepción.

O terremoto foi registrado a uma profundidade de 10 quilômetros, segundo o USGS.

* Com agências internacionais

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host