UOL Notícias Notícias
 

23/04/2010 - 11h31

Tremor de magnitude 5,9 atinge Chile, mas não deixa vítimas

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

Um tremor de magnitude 5,9 sacudiu na madrugada desta sexta-feira (23) o sul do Chile, zona que há quase dois meses sofreu um forte terremoto, sem que até o momento tenham sido reportadas vítimas ou danos materiais, mas apenas cortes momentâneos de energia elétrica e telefonia.

As primeiras informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos davam conta de um sismo de magnitude 6,2 e depois de 6,1. A abalo teve o epicentro a 65 km ao sul da cidade de Concepción (500 km ao sul de Santiago), uma das das localidades mais afetadas pelo terremoto de 27 de fevereiro passado.

De acordo com o Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha chilena, o tremor de hoje não reúne condições para gerar um tsunami. O terremoto ocorreu a uma profundidade de 35 quilômetros.

Segundo o governo do Chile, 486 corpos foram identificados após o terremoto e tsunamis que devastaram grande parte do centro e sul do país em 27 de fevereiro. O número de mortos pelo terremoto provocou polêmica depois que autoridades corrigiram o total várias vezes devido a erros na contagem das vítimas.

Nesta semana, o governo do presidente Sebastián Piñera havia anunciado que destinará US$ 1,2 bilhão de receitas do cobre - que por lei deveriam ser destinados à compra e renovação de armamentos - na reconstrução do país depois do terremoto de fevereiro.

Rodrigo Hinzpeter, ministro do Interior, informou ao portal La Tercera que nenhum prédio foi danificado pelo sismo. "Não tenho informações de danos na infraestrutura e nem de vítimas. Espero que essa seja a última réplica do terremoto de 27 de fevereiro", disse.

Outro tremor, de magnitude 4,7 na escala Richter, atingiu o Chile na região de Tarapacá, mas também não trouxe danos.

* Com agências internacionais

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,38
    3,156
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h22

    0,41
    65.277,38
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host