UOL Notícias Notícias
 

25/05/2010 - 18h03

Presidente do Chile promulga lei que cria fundo para reconstrução do país com incentivos para doações

Renata Giraldi
Da Agência Brasil
Em Brasília

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, promulgou hoje (25) a lei que institui o Fundo Nacional para a Reconstrução do país e estabelece incentivos para doações em situações de catástrofe. Piñera agradeceu o apoio do parlamento e da população nos esforços para a recuperação do Chile, parcialmente destruído por terremotos e tsunamis no início deste ano.

As informações são da Presidência da República do Chile. Piñera afirmou que está em curso um processo de aperfeiçoamento do sistema de alerta do país para evitar surpresas. Uma das propostas é a criação de um mapa de risco indicando áreas que podem ser afetadas por desastres naturais.

Na última sexta-feira (21), o presidente chileno anunciou o plano de reconstrução que prevê investimentos de US$ 8,4 bilhões e várias ações em áreas específicas. Entre as metas estão a criação de 200 mil empregos e novos incentivos para pequenas e médias empresas. O programa define ações em cinco áreas distintas: construção de casas e prédios públicos destruídos, educação, saúde e infraestrutura. Apesar da estabilidade econômica, o Chile sofreu perdas severas com os desastres naturais. Houve registros de prejuízos em empresas públicas e privadas e queda nas importações e exportações.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,32
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,56
    63.760,62
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host