UOL Notícias Especial Trânsito
 
Dois projetos de lei foram apresentados ano passado na Câmara Municipal de Belo Horizonte e, segundo os autores, visam a melhoria no trânsito da capital mineira.

Um deles, do vereador Wagner Messias (DEM), tem por objetivo a implantação em caráter experimental por 6 meses do rodízio de automóveis na área central de Belo Horizonte.

Talvez por ser este um ano eleitoral, o vereador mostrou comedimento no empenho da aprovação do projeto de lei, que restringiria o acesso de carros na área central da capital mineira, e atualmente está em banho-maria nas comissões da Casa que analisam as proposições dos parlamentares.

Messias ressaltou ter a intenção, antes de colocar o projeto em votação, de fazer uma ampla consulta à população.

"Nós vamos fazer uma pesquisa na cidade, não vamos fazer a toque de caixa (aprovação do projeto de lei), não. Vamos fazer audiências públicas e discutir (o projeto) com a sociedade, primeiro. Não vai ser uma coisa jogada goela abaixo da população", explicou.

De acordo com o projeto, somente os carros particulares cujo dígito final da placa fosse o permitido para o dia seriam autorizados a circular na área central de Belo Horizonte, de segunda a sexta-feira.

A outra proposição apresentada foi a hipótese de implementação do "Programa BH Transporte Solidário - Amigo da Carona", de autoria da vereadora Neuzinha Santos (PT), que consistiria na ocupação dos assentos dos veículos particulares participantes do programa por pessoas que estivessem em pontos de espera pré-determinados na cidade. O carro seria identificado por adesivo que o vincularia ao programa, que seria de responsabilidade do município.

Um dos entraves apresentados por uma das comissões da Câmara Municipal que analisam o tema foi que, em caso de acidente, o "caroneiro" ou a família dele poderia acionar judicialmente o município por danos causados em decorrência de lesões ou mortes.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,45
    3,141
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,39
    64.684,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host