UOL Notícias Especial Trânsito
 
Na tentativa de diminuir os efeitos já degradantes do trânsito na vida dos belo-horizontinos, a prefeitura anunciou o "Programa de Ações de Mobilidade para 2008", pacote de medidas que consistirá na recuperação da pavimentação e melhoria na sinalização de 106 vias com estado de conservação mais precário, revitalização de pinturas sinalizadoras no asfalto e instalação de abrigos de passageiros, além da promessa de 55 intervenções na engenharia viária em algumas ruas das nove regiões que compõem Belo Horizonte. As obras devem começar no segundo semestre deste ano.

A prefeitura orçou o custo do pacote em R$ 56,8 milhões, sendo que, deste montante, R$ 30 milhões são para a recuperação de asfalto. O programa deverá ser bancado por recursos advindos de venda das ações em poder do executivo municipal da Companhia de Saneamento e Abastecimento de Minas Gerais (Copasa).

Outra novidade anunciada para o segundo semestre foi a possibilidade de o motorista ou o usuário do transporte coletivo poder visualizar pela Internet como está a situação em tempo real nas 22 avenidas monitoradas pelas câmeras da BHTrans, empresa que gerencia e fiscaliza o trânsito na capital mineira. A inauguração das informações do tráfego está prevista para ser no mês de agosto.

Também serão instalados painéis eletrônicos nas ruas e avenidas que irão informar a situação do trânsito em alguns dos principais corredores viários da cidade.

Transporte coletivo

Os usuários do transporte coletivo urbano ganharam a promessa de redução do intervalo dos horários de viagens dos ônibus nos domingos e feriados e aumento da frota que circula nesse dias. O tempo de espera nos pontos de ônibus nos fins de semana e feriados é apontado pela BHtrans como uma das reclamações mais freqüentes dos passageiros.

O aumento da oferta de ônibus nos locais com maior demanda de passageiros, para que o intervalo entre uma viagem e outra não ultrapasse 30 minutos, e a otimização dos itinerários em dias úteis também fazem parte dos itens listados no pacote que a prefeitura pretende implementar nos escassos seis meses que faltam para o encerramento do mandato do prefeito Fernando Pimentel (PT).

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h49

    -0,36
    3,223
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h52

    -0,13
    74.420,74
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host