Topo

Corpus Christi: Tire suas dúvidas sobre o feriado

Enfeitar as ruas com tapetes coloridos é uma tradição do Corpus Christi - Rogério Cavalheiro/Futura Press/Estadão Conteúdo
Enfeitar as ruas com tapetes coloridos é uma tradição do Corpus Christi Imagem: Rogério Cavalheiro/Futura Press/Estadão Conteúdo

Lucas Teixeira Borges

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/06/2020 10h00

Na quinta-feira (11 de junho), é comemorada a festa de Corpus Christi. De tradição católica, a celebração é um ponto facultativo nacional adotado como feriado por muitas cidades.

Tire dúvidas sobre o feriado de Corpus Christi e saiba o que significa, quando surgiu, se é feriado nacional e mais.

Tire dúvidas sobre o feriado de Corpus Christi

O que é Corpus Christi?

Corpus Christi é uma festa de origem católica que celebra a Eucaristia ao relembrar a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. No Brasil, o costume foi trazido pelos portugueses e entrou para o calendário religioso em 1961.

Oficialmente, Corpus Christi é um ponto facultativo nacional, no qual cada cidade determina se adota o feriado, como Belo Horizonte, Maceió, Porto Alegre, Salvador e São Paulo.

O que significa Corpus Christi?

Corpus Christi significa "Corpo de Cristo" em latim.

Quando é o dia de Corpus Christi?

A comemoração ocorre exatamente 60 dias após a Páscoa. Em 2020, será comemorado no dia 11 de junho, quinta-feira. Algumas cidades como São Paulo, porém, anteciparam o feriado por conta da pandemia do novo coronavírus.

Pode comer carne no dia de Corpus Christi?

Sim. Na tradição católica, o jejum de carne vermelha é destinado à Sexta-feira Santa, na Páscoa.

Por que Corpus Christi é sempre na quinta-feira?

Porque, segundo a tradição católica, a Santa Ceia, reunião de Jesus Cristo com seus doze apóstolos, ocorreu em uma quinta-feira, a chamada Quinta-feira Santa.

Como se escreve Corpus Christi?

Como está em latim, "Corpus" (Corpo) é escrito com U e S ao final, em vez de O, e "Christi" (Cristo) tem um H entre o C e o R e um I, ao final, em vez do O.

O que se comemora no feriado de Corpus Christi?

A data celebra o sacramento de Jesus Cristo. Como retoma à Última Ceia, neste dia, a tradição sugere o consumo de um pedaço de pão (na missa, celebrado pela hóstia) e um pouco de vinho, que representam o corpo e o sangue de Cristo, respectivamente.

Tradicionalmente, a celebração é acompanhada de uma missa e um procissão pelas ruas ao redor da igreja. A população, além de acompanhar o pároco, também forra o trajeto com um tapete, preparado com diferentes materiais, de flores a papéis picados.

Qual a origem da festa de Corpus Christi?

A festa retoma à Europa medieval, no século 13, oficialmente incluída no calendário cristão pelo papa Urbano 4º em 1264.

Segundo a Igreja, a oficialização da celebração foi resultado do depoimento de uma freira belga no início do século 13. Juliana de Mont Cornillon, como ficou conhecida, disse ter tido visões e sonhos, interpretados como mensagens divinas, que pediam a comemoração da eucaristia de maneira mais apropriada.

Quando surgiram os tapetes de Corpus Christi?

A prática de enfeitar as ruas com tapetes coloridos surgiu em Portugal no século 13 e hoje é popular em diversos países de maioria católica, como o Brasil. Por aqui, o costume foi trazido pelos colonizadores e começou a ficar popular nas festas de Ouro Preto (MG).

Nesta data, as ruas são ornamentadas com diferentes materiais, como flores, papéis picados, tampas de garrafa, entre outros materiais, que formam símbolos católicos, como a cruz e o cálice, e mensagens religiosas.

Como se calcula a data de Corpus Christi?

A data é comemorada exatamente 60 dias após o domingo de Páscoa, sempre em uma quinta-feira.