UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA

- Saiba quem é
Fernando Rodrigues



18/02/2006
A direita oculta na política

Por Fernando Rodrigues
Brasília - DF


Oportuna a reportagem desta semana, na Ilustrada, sobre a direita saindo do armário. Mas, como alguém falou no texto, está só começando. Há dez anos condenado a Brasília, assisto com nitidez aos políticos de direita ainda envergonhados para se posicionarem com correção dentro do espectro político.

Assim como a esquerda, a direita só se assume se for uma direita adjetivada. "Direita moderna", "direita democrática", enfim, uma "direita do bem". Pergunte aos integrantes do PFL, PP, PTB ou PL se eles são de direita. Todos negam. Indague ao político fracassado Paulo Maluf se ele é de direita e a resposta será que "isso é para sinal de trânsito".

Volte para 2002. Primeira eleição presidencial do século 21 no Brasil. Havia seis candidatos. Quatro se diziam ou se comportavam como se fossem de esquerda (Lula, Serra, Garotinho e Ciro). Dois eram de ultra-esquerda (os trotskistas Zé Maria de Almeida e Rui Pimenta).

Para quem estranha Garotinho e Ciro na esquerda, basta lembrar a quais partidos esses dois políticos estavam filiados: PSB (Partido Socialista Brasileiro) e PPS (Partido Popular Socialista, ex-PCB, o partidão).

Outro problema são os sinais trocados de alguns ao chegar ao poder. Qual foi o maior governo de esquerda pós-ditadura militar? Resposta: José Sarney -decretou a moratória da dívida externa, congelou preços e fez o país crescer na base da hiperinflação. Antes, Sarney havia sido o presidente do PDS, o partido de sustentação congressual dos militares.

Lula, por analogia, é um criptodireitista. Patrocina os juros mais altos do planeta, bancos com lucros recordes, controle das contas públicas e pagamento em dia de todas as dívidas, inclusive quitando docemente os débitos do país com o FMI.

É verdade que na academia e na mídia a direita está mostrando mais a cara. Entre os políticos, por enquanto, todos ainda acham bonito, mesmo, ser de esquerda.


COLUNAS ANTERIORES IMPRIMIR ENVIE POR EMAIL