UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA

- Saiba quem é
Fernando Rodrigues



27/03/2006
Tucanos e petistas

Por Fernando Rodrigues
Brasília - DF


É um fato a degradação ética e moral promovida pelo PT com Lula no poder. A discussão na praça é se está pior ou melhor do que com FHC. Para os tucanos, por óbvio, está pior. Para Lula e o PT, está melhor. Só o caixa dois que Márcio Thomaz Bastos recomendou a todos assumirem não tem problema, pois esse crime seria generalizado no país.

Condenado a Brasília já há dez anos, sinto informar que aos olhos deste repórter o grau de degradação é quase idêntico em Lula e em FHC. Há diferenças na forma, mas as traficâncias são da mesma ordem.

FHC foi mais hábil do que Lula para matar no nascedouro as CPIs que poderiam encalacrá-lo. Por exemplo, em 1997, sufocou a investigação sobre a compra de votos a favor da emenda da reeleição. O caso explodiu em 13 de maio daquele ano. Nove dias depois, Íris Rezende virou ministro da Justiça e Eliseu Padilha entrou para os Transportes. Ambos do PMDB, ajudaram a matar a crise.

Um ministro de FHC acertou tudo com os réus confessos da compra de votos -os dois deputados que renunciaram. Depois da negociação, o emissário fernandista saiu do local deitado no banco de trás de um veículo para não ser visto. Esses detalhes não estão em "A arte da política", livro recém-lançado pelo ex-presidente, e, compreensivelmente, recheado de omissões históricas.

No caso do "mensalão", Lula estava em convescote pela Coréia do Sul e Japão quando a CPI foi criada. Na dúvida, operou de maneira modesta para impedir a instalação. Não agiu por espírito democrático, mas por se achar melhor que seu antecessor.

No Congresso, é verdade, os petistas são mais bobos que os tucanos. Não se viu ninguém do PSDB dançar no plenário quando foi arquivado o caso de Eduardo Azeredo, também acusado de envolvimento com o "mensalão". Mas houve comemoração em privado, com certeza.

Os tucanos e os petistas se atacam mutuamente, mas não sabem como são iguais. No fundo, eles sabem.




COLUNAS ANTERIORES IMPRIMIR ENVIE POR EMAIL