UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA

- Saiba quem é
Fernando Rodrigues



08/04/2006
Mudança de fase

Por Fernando Rodrigues
Brasília - DF


Se a crise política fosse um joguinho de computador, os concorrentes estariam agora mudando de fase. Governo e oposição passaram da etapa inicial. A CPI da Compra de Votos foi enterrada faz tempo. A dos Correios terminou nesta semana.

Sobra a CPI dos Bingos, que deve vegetar até o meio do ano. É como se já não tivesse tanto combustível para manobras ousadas. Sempre é possível haver um "fator extracampo", como diria Lula numa metáfora futebolística. Até onde a vista alcança, os jogadores dessa investigação tocam a bola à espera do apito final.

O "caseirogate" é caso gravíssimo, mas depende também do imponderável: alguém abrir a boca e dizer quem mandou. Até as carpas do espelho d'água do Palácio do Planalto sabem quem foi, mas não há provas a respeito. Tanto está esfriando esse caso que o depoimento do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, ficou para depois da Semana Santa.

A próxima fase do jogo para oposição e governo será mais política e menos policial, embora a discussão sobre quem roubou mais não seja fácil de eliminar -dada a falta de imaginação dos marqueteiros.

O comercial maniqueísta do PFL com as pedras de dominó caindo é de uma pobreza intelectual comovente. O estrago na imagem de Lula seria muito maior com um depoimento da mãe do caseiro dizendo que seu filho é humilde, mas é honesto.

O PFL acusando os outros de corrupção lembra um folheto da Fifa sobre jogo limpo ("fair play") na Copa do Mundo de 1994. Para ilustrar a desejável cordialidade entre os jogadores, colocou uma foto de Serginho Chulapa ajudando um adversário. Simplesmente não cola. O marqueteiro que fez o livreto para a Fifa deve hoje trabalhar para o PFL.

Nesta próxima fase do jogo, vencerá quem convencer o eleitor de que fará um governo melhor do que o atual. Prometer menos corrupção é bobagem. O brasileiro, ao que parece, não é tão ingênuo assim.




COLUNAS ANTERIORES IMPRIMIR ENVIE POR EMAIL