UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA

- Saiba quem é
Fernando Rodrigues



14/08/2006
"A luta é nós e vocês"

Por Fernando Rodrigues
Brasília - DF


O seqüestro de uma equipe de reportagem da TV Globo sintetiza a degradação extrema a que chegou o sistema de segurança pública em centros urbanos. Nos últimos dias, ameaças de bomba paralisaram a cidade de São Paulo. No início da madrugada de domingo, os criminosos conseguiram forçar a interrupção da programação da maior emissora de TV do país para transmitir um comunicado. Ou o vídeo ia ao ar ou uma pessoa inocente seria assassinada. Indefesa como toda a sociedade, a TV Globo veiculou o texto.

Chama a atenção o trecho final do discurso atribuído ao PCC: "Deixamos bem claro que nossa luta é contra os governantes e os policiais. E que não mexam com nossas famílias que não mexeremos com as de vocês. A luta é nós e vocês". Errado. Se o país vive num regime de democracia representativa pleno, a luta dos criminosos é contra toda a sociedade. São os 126 milhões de eleitores que escolhem os governantes. Os eleitos organizam as forças policiais. Os governadores, deputados, senadores e presidente da República têm responsabilidade direta pelo estado de pré-Colômbia das grandes cidades. Em resumo, a sociedade brasileira é a grande mentora da atual degradação.

Nestes tempos de eleição, jornalistas costumamos receber perguntas sobre em quem se deve votar ou como encontrar saídas. Em geral, respondo com duas perguntas: 1) em quem você votou há quatro anos para deputado? e 2) quantas vezes tentou cobrar responsabilidade do seu escolhido até agora? O silêncio que se segue é eloqüente. Pensar que a crise de segurança será solucionada com algum tipo de mágica é o pior caminho. A tarefa durará anos ou décadas. O início do processo está nas urnas eletrônicas no dia 1º de outubro.
frodriguesbsb@uol.com.br


COLUNAS ANTERIORES IMPRIMIR ENVIE POR EMAIL