UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA

- Saiba quem é
Fernando Rodrigues



23/12/2006
O caminho correto

Por Fernando Rodrigues
Brasília - DF


Pode ser só promessa de candidato, mas o presidente da Câmara, Aldo Rebelo, vai na direção correta ao considerar como solução para melhorar a crise de credibilidade do Congresso a radicalização da transparência dos atos de deputados e de senadores.

Aldo declarou ser favorável a colocar na internet cópia de todos os recibos de despesas apresentados pelos deputados mensalmente. Cada um deles pode gastar até R$ 15 mil por mês. É a verba indenizatória usada para pagar gasolina, telefone e outros itens. Muitos deputados apresentam notas fiscais frias para justificar os dispêndios.
É razoável o Estado bancar parte das despesas dos legisladores em suas bases eleitorais. Esse é o preço da democracia. O que é inadmissível é o mau uso do dinheiro recebido pelos políticos. Muitos apenas embolsam os R$ 15 mil como se fossem um benefício pessoal. Hoje, a Câmara já divulga mensalmente um resumo das despesas dos deputados. É muita coisa se comparado ao nada que faz o Senado -a Casa legislativa mais hermética do país.

Se conseguir cumprir sua promessa de colocar também na internet os fac-símiles das notas fiscais, Aldo Rebelo estará prestando um grande serviço ao avanço da recuperação da credibilidade da instituição mais importante da República, o Congresso Nacional. Servirá também de paradigma para o Senado e os outros Poderes. Sobretudo para o Judiciário, uma verdadeira caixa-preta no que se refere a divulgar como executa o seu orçamento. Essa é discussão a ser feita em 2007. Não apenas quanto ganharão os integrantes do alto escalão da República, mas como administram o dinheiro público que recebem.

Um presente aos leitores: folgo por uma semana. Feliz Natal.


COLUNAS ANTERIORES IMPRIMIR ENVIE POR EMAIL