UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA

- Saiba quem é
Fernando Rodrigues



21/08/2010
Desalento tucano

Fernando Rodrigues
De Brasília


BRASíLIA - Recebi ontem um e-mail de Carlos Poletto, a quem não conheço, mas que se identificou como um eleitor "paulistano, 27 anos, advogado, tucano e serrista desde sempre". Ninguém sabia ainda que Dilma Rousseff apareceria no Datafolha com 47% contra apenas 30% de José Serra. A petista ganharia com folga hoje, no primeiro turno, a disputa pelo Planalto.
O leitor descreve à perfeição o que se passou com as campanhas dos tucanos nos últimos anos. "O mito Lula e a satanização de FHC/ PSDB se devem, entre outros fatores, obviamente, à covardia de José Serra, em 2002, e de Geraldo Alckmin, em 2006, cujas campanhas desprezaram o legado dos oito anos de tucanato no Planalto".
Para Poletto, o "marketing rasteiro" dos tucanos procura somente "agradar o eleitor" e não "convencer o eleitor". Acusa os candidatos a presidente pelo PSDB de tentarem esquecer o governo FHC, quase como se tivessem vergonha. Algum dia um marqueteiro inventou ser melhor "debater o futuro". Passam um recibo a favor do discurso de Lula e do PT sobre a "herança maldita, do governo das elites".
O eleitor tucano então faz um desabafo com poder de sintetizar o estado de espírito da campanha presidencial do PSDB: "É triste, é sofrível a atual campanha na televisão do candidato José Serra. Repete a mesma fracassada e ridícula campanha de quatro anos [atrás]".
Finaliza: "É implorar para perder a campanha de forma humilhante! (...) É difícil, é muito difícil para um tucano acompanhar essa campanha presidencial, tantos erros óbvios, tanta falha rasteira, tanto amadorismo que, sinceramente, já me convenci em aturar a Dilma por mais quatro anos".
Poletto declara ter intenção de votar em Serra. Ele faz parte dos 30% apurados pelo Datafolha. Mas, com esse ânimo, torna-se evidente a razão de o PSDB ir ladeira abaixo na disputa pelo Planalto. E por que é muito difícil a missão de Serra.



COLUNAS ANTERIORES IMPRIMIR ENVIE POR EMAIL