UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA

- Saiba quem é
Fernando Rodrigues



09/02/2011
As dicas do dr. Carneiro

Fernando Rodrigues
De Brasília


BRASÍLIA - Ocorreu nesta semana um daqueles assaltos emblemáticos. Homens armados invadiram a casa do secretário de Transportes de São Paulo, Saulo de Castro. De 2002 a 2006, ele havia sido secretário de Segurança Pública.
Durante o episódio, Saulo estava em sua casa em Pinheiros. Ele, a mulher e a filha foram obrigados a deitar no chão por cerca de três horas. A quadrilha vasculhou o imóvel à procura de joias, dinheiro e outros objetos de valor.
Pinheiros é um bairro de classe média e de ricos em São Paulo. Moradores se juntam e pagam vigilantes particulares em algumas quadras. Há esquinas com guaritas instaladas. Tudo insuficiente para impedir a audácia dos ladrões.
Ontem cedo, a rádio Jovem Pan entrevistou Marcos Carneiro de Lima, delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo. Uma pergunta foi sobre o que a polícia poderia fazer para evitar assaltos como o ocorrido na casa de Saulo de Castro.
A resposta sintetiza a desconexão do Estado com a realidade. Eis um trecho quase surrealista:
"É responsabilidade da polícia combater o crime, mas também é da sociedade. Nessa região aí [Pinheiros] temos diversos vigilantes. Se eles recebem dinheiro dos moradores para fazer segurança, essa segurança tem de ser efetiva (...) Isso é importante que seja cobrado pela polícia, mas também com a participação da população".
Ou seja, o dr. Carneiro deseja privatizar a segurança pública. A saída é cobrar eficiência dos vigilantes contratados pelos moradores -que já pagam impostos para, em tese, serem protegidos pelo Estado.
Num outro trecho de sua entrevista, o delegado-geral paulista fez outra recomendação a quem for vítima de um assalto: "Tem que manter a tranquilidade e tem que tranquilizar o criminoso". E emendou: "Parece um contrassenso eu falar isso, né? Mas infelizmente é a sobrevivência do cidadão comum". O dr. Carneiro sabe o que fala.



COLUNAS ANTERIORES IMPRIMIR ENVIE POR EMAIL