UOL Notícias
 

30/08/2009 - 21h41

EUA vencem de virada em Barretos e chegam ao bi da Copa do Mundo

Rodrigo Bertolotto
Enviado especial do UOL Notícias
Em Barretos (SP)
De virada, os Estados Unidos venceram neste domingo a noite a 3ª Copa do Mundo de Rodeio, depois de o Brasil liderar nos dois primeiros dias de competição em Barretos, dentro da Festa do Peão da cidade.

O Brasil venceu nas montarias de sexta e sábado, abrindo grande vantagem para a decisão deste domingo, o que levou o técnico nacional, Adriano Moraes, a dizer que os brasileiros venceriam com duas montarias de vantagem. Tricampeão mundial como peão, Adriano tem o estigma de nunca ter vencido em Barretos, mais tradicional rodeio do país. O jejum pessoal segue, agora como técnico também.
  • Flávio Florido/UOL

    O Brasil liderou nos dois primeiros dias da Copa do Mundo, mas o título ficou com os EUA


"Eles foram superiores indiscutivelmente. Eles sofreram nos primeiros dias porque não conheciam a boiada brasileira, mas se adaptaram bem", afirmou Adriano, ao final, explicando que os touros brasileiros tem como base a raça Nelore, que é mais pesada e puladora que as raças europeias que são as mais usadas nos EUA. Depois, Adriano pediu para a torcida não vaiar os norte-americanos na hora da premiação.

Já Guilherme Marchi, atual campeão mundial, quase em lágrimas agradeceu o apoio e os patrocinadores, que multiplicaram sua imagem nos telões durante os 11 dias da festa de Barretos.

No final, os EUA chegaram a 1387,75 pontos, bem à frente dos brasileiros, que ficaram com 1217,5. O terceiro lugar foi para o Canadá. Austrália e México completaram os participantes.

Com o resultado, os EUA chega ao bicampeonato do torneio por equipes, algo raro na modalidade mais voltada para competidores individuais. O Brasil ganhara em 2007, na primeira edição da competição, que aconteceu na Austrália. A segunda, no México em 2008, os EUA ganharam.

O clima patriótico foi garantido pelos locutores da arena. Um deles puxou o coro "sou brasileiro com muito orgulho, muito amor." Outro gritou para o delírio local: "Nós vamos vencer com certeza". Isso quando a vantagem brasileira era de menos de um ponto em relação aos EUA.

Os peões também garantiram a rivalidade. JB Mauney saiu de sua montaria levando o dedo à boca em sinal de silêncio, com vaia imediata da plateia. Já Guilherme Marchi desceu do touro, jogou o chapéu e foi ao microfone: "Estou aqui para lutar por vocês. Sou guerreiro." A vinheta de seu patrocinador que usa o mesmo slogan foi executada logo depois.



Com a derrota antecipada por diversas quedas nacionais, as frases confiantes desapareceram e a vibração da arquibancada da arena parou.

A Copa do Mundo é realizada por meio de uma parceria da PBR (Professional Bull Riders, a liga norte-americana da modalidade) e o clube Os Independentes, entidade que realiza a Festa do Peão.

Cada seleção disputa o torneio com cinco competidores, comandados por um técnico que é o responsável pela escalação dos peões sobre os touros sorteados pela organização.

Em cada dia acontecem dois tempos em que cada seleção realiza cinco montarias. Como são cinco seleções competindo, são 50 montarias por dia, sendo 25 no primeiro tempo e 25 no segundo tempo.

Em cada um dos tempos, o técnico escolhe apenas três das cinco notas possíveis, imediatamente após cada montaria (tem um minuto para decidir se descarta a montaria, o que exige que o técnico se arrisque como em um jogo de cartas).

A soma das três notas do primeiro tempo, mais as três notas do segundo tempo é que dá o resultado de cada noite. As notas são atribuídas por quatro juízes de diferentes nacionalidades: Brasil, Estados Unidos, Austrália e Canadá.

A equipe campeã receberá um prêmio de US$ 100 mil. Esta é a terceira edição da Copa do Mundo. As competições anteriores aconteceram na Austrália, em 2007, vencida pelo Brasil, e no México, em 2008, na qual os Estados Unidos venceram.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,39
    4,048
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h23

    2,76
    94.484,63
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host