UOL Notícias
 
21/08/2010 - 19h51

Tapete gigante recebe competidores e touros na Festa do Peão de Barretos

Fabiana Uchinaka
Enviada especial do UOL Notícias
Em Barretos (SP)

Um enorme tapete colorido, de 100 metros de comprimento por seis de largura, foi montado no centro da arena de Barretos (SP) neste sábado (21) para receber os competidores e os touros em mais um dia de rodeio. Desde cedo, quinze pessoas trabalharam na confecção do já tradicional caminho feito durante o feriado de Corpus Christi, em Matão, no interior de São Paulo. É a primeira vez que os artistas participam da Festa do Peão.

"Como vai tocar o hino, fizemos uma bandeira do Brasil. Também desenhamos uma Nossa Senhora, que é a padroeira dos peões, e um Jesus Cristo. O resto vamos completar com desenhos típicos do tapete de Matão", explicou Elio Floriano, 52, diretor artístico da ornamentação, que há 23 anos trabalha na tradição do tapete.

Mas, para o artista plástico Marcinio Rosa, 31, a vida não estava fácil. "Assim não dá. Está ventando muito e a areia espalha. Também tem muito buraco", reclamava o responsável pelo desenho do Cristo. "Vou fazer um Jesus estilizado", disse.

O material --terra, areia e dolomita (pedrinha de calcário)-- foi todo trazido de Matão e tingido com as cores usadas na festa. "Lá, a gente faz um tapete de dois quilômetros de extensão, são doze quarteirões. Depois a procissão passa por cima. Aqui, os peões e ou touros vão espalhar a areia colorida para todos os lados", comemora Floriano.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,02
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,02
    75.974,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host