UOL Notícias
 
25/08/2010 - 12h52

Visitantes da Festa do Peão podem conferir coleção de tratores antigos

Fabiana Uchinaka
Enviada especial do UOL Notícias
Em Barretos (SP)

Trinta tratores antigos, de diversos modelos, podem ser apreciados pelos visitantes do Parque do Peão, em Barretos (SP), durante a festa do rodeio. A coleção pertence ao empresário Luiz Andrade, que mora na cidade e é um dos dez colecionadores da categoria no Brasil. 

"Eu achei bem legal. Essas coisas a gente só vê pela televisão, né? Então eu gostei de ver de perto", comentou o mecânico Givanildo Carlos Gonçalves, 33, que tirava fotos entre os tratores.

Hoje com 60 anos, Andrade conta que desde criança brincava com tratores e sempre foi um apaixonado pela máquina. Ele comprou a primeira peça da coleção aos 17 anos, depois de juntar um bom dinheiro. "Eu já trabalhava com oficina mecânica, mas precisei juntar bem, porque custava caro. Era um Farmall Cub, da International Haverster, de 1945. Um modelo de quatro cilindradas movido à gasolina e usado para o cultivo do café", lembra.

Segundo ele, todos os tratores são importados e restaurados. "Eu só compro um trator depois de terminar de restaurar o antigo. E eu faço isso sem pressa, vou indo devagar", explicou. E nesse ritmo, Andrade já acumulou 60 máquinas. Entre elas, tratores que foram usados por grandes fazendeiros do Oeste Paulista na década de 40.

A visitação é grátis e aberta ao público da festa. A exposição fica em um espaço localizado ao lado do Memorial do Parque Peão, logo na entrada do evento.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,73
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,00
    65.010,57
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host