Publicidade




Índice
Envie esta
notícia por email

Metade do Brasil afetado por apagão
19h33 - 21/01/2002




RIO DE JANEIRO, 21 jan (AFP) - Sete estados do Brasil, de um total de 27, foram afetados esta segunda-feira durante várias horas por um apagão, provocado por uma baixa tensão que paralisou as turbinas geradoras da represa binacional de Itaipú, na fronteira com o Paraguai.

O corte de energia elétrica aconteceu às 13H35 desta segunda-feira (15H35 GMT), e ainda é desconhecida a real origem da falha, informou o presidente da central de Itaipú, Euclides Scalco.

Scalco explicou que o apagãonão afetou o fornecimento de energia ao Parauai, mas sim a seu serviço no Brasil.

Uma hora e meia depois, a energia começou a ser restabelecida parcialmente. Em algumas cidades, como São Paulo, capital econômica do Brasil, o blecaute chegou a durar mais de três horas.

Os últimos estados a restabelecerem o fornecimento foram São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, os principais do industrializado sudeste do país, que também concentral a maior densidade populacional do Brasil.

Às 17H30 locais (19H30 GMT) o fornecimento não estava restabelecido por completo em todo o país.

Ainda que nos estados do norte e nordeste do país não tenham sido registrados inconvenientes, em São Paulo e Rio de Janeiro, as duas maiores e mais povoadas cidades do país, houve um certo caos: centros comerciais às escuras, bancos fechados, e o sistema de metrô e sinais de trânsito sem funcionar.

Segundo as autoridades desses estados mais afetados, o policiamente foi reforçado para evitar incidentes.

Operadoras de telefonia celular também informaram que tiveram problemas no fornecimento do serviço, que em alguns momentos chegou a apresentar problemas.

Em São Paulo foram noticiados alguns acidentes de trânsito, os bombeiros foram chamados em cerca de vinte edifícios para resgatar pessoas bloqueadas em elevadores e onze trens do metrô da cidade pararam entre estações, o que obrigou o resgate de centenas de passageiros.

O metrô e muitos trens deixaram de funcionar no Rio de Janeiro e São Paulo, provocando grandes aglomerações na frente das estações.

As duas centrais nucleares brasileiras, Angra I e Angra II, no Estado do Rio de Janeiro, tiveram que ser desligadas.

Até o momento não foram avaliados os prejuízos materiais provocados pelo apagão.

O Brasil enfrentou em 2001 uma dramática crise energética que obrigou o governo a impor um racionamento de 20% no consumo em quase todo o país durante a segunda metade do ano, que provocou uma diminuição no crescimento industrial e econômico do país.

Scalco, presidente de Itaipú, assegurou que a falha desta segunda-feira não teve nada a ver com essa situação de falta de água ou o racionamento que ainda é mantido em vários estados do país.

Índice
LEIA SÓ
NOTÍCIAS DE:
Folha Online
UOL News
UOL Esporte
UOL Economia
Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 2001 Agence France-Presse. Todas as informações
reproduzidas são protegidas por direitos de propriedade intelectual detidos pela AFP. Por conseguinte, nenhuma
destas informações pode ser reproduzida, modificada, armazenada, redifundida, traduzida, explorada comercialmente
ou reutilizada sem o consentimento prévio por escrito da AFP.