Publicidade



:
China e Japão, cruzando a fronteira
Entrosada, defesa do Brasil não pode falhar contra o Paraguai, diz Parreira
Lucro da Eletrobrás cai 71% e fica em R$ 323 milhões em 2003
MSN reformula portal para brigar com Google e Yahoo!
'Scooby-Doo 2' lidera bilheterias dos EUA no fim de semana
Índia de Roraima vai à OEA contra governo brasileiro

Envie esta
notícia por email
Índice

Humorista Lenny Bruce obtém perdão 37 anos depois de morrer
15h33 - 24/12/2003


Nova York, 24 dez (EFE).- O humorista Lenny Bruce, que morreu em 1966 por uma overdose de morfina, não só será lembrado como um dos cômicos mais polêmicos dos anos 60, mas também por ser o primeiro que recebe em Nova York o perdão depois de morto.

A imprensa nova-iorquina dedica hoje, quarta-feira, espaços destacados a relembrar este ácido e para alguns vulgar humorista, que foi condenado em 1964 por proferir obscenidades durante uma atuação no Café Au Go Go, no bairro nova-iorquino de Greenwich Village.

Detetives encobertos declararam que Bruce tinha utilizado mais de cem palavras "obscenas" durante seu trabalho e foi condenado por um delito menor a passar quatro meses na prisão.

O humorista, que se ocupou de sua própria defesa, não tramitou apelação alguma à sentença nem invocou seu direito à liberdade de expressão, que contempla a Constituição dos Estados Unidos e que no caso do proprietário do local Howard Solomon, que sim apelou, lhe valeu a supressão da condenação.

"O perdão póstumo a Lenny Bruce é uma mostra do compromisso de Nova York na defesa da Primeira Emenda", afirmou o governador George Pataki, ao anunciar na terça-feira o perdão e ressaltou que a liberdade de expressão "é uma das grandes liberdades dos Estados Unidos".

Kitty, filha deste humorista falecido aos 40 anos de idade em sua casa de Hollywood, e outros cômicos populares como Robin Williams, apoiaram uma longa e intensa campanha para conseguir o perdão de Bruce, a quem lhes resultou quase impossível achar trabalho após a condenação e terminou suas dias em precária situação financeira.

Índice
LEIA SÓ
NOTÍCIAS DE:
Folha Online
UOL News
UOL Esporte
UOL Economia
UOL Tablóide
Mundo Digital
Veja Online
Vestibuol
UOL Diversão e Arte
UOL Música
Exame
BBC
The New York Times
Cox News Service
El País
Financial Times
Le Monde
Hearst Newspapers
The Boston Globe
TNYT News Service
USA Today
Consultor Jurídico
AFP Internacionais
AFP Negócios
AFP Esporte
AFP Diversão
Reuters Geral
Reuters Negócios
Reuters Esporte
Reuters Diversão
Lusa
UOL Rádios e TVs
UOL Corpo e Saúde
Notícias sobre o UOL
"© Agencia Efe". Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agencia Efe.