Serra ganha audiência na Web e lança novo jingle contra Ciro
20h25 - 23/08/2002
SÃO PAULO (Reuters) - Parece que pegou. A campanha do candidato à Presidência José Serra, da aliança governista, lançou nesta sexta-feira mais um jingle contra o presidenciável Ciro Gomes, da Frente Trabalhista. A habilidade do site em movimentar a campanha política com criatividade recebe elogios e conquista a audiência dos internautas.
Serra conta com dois experientes executivos da Internet brasileira na sua campanha: o publicitário Nizan Guanaes, que foi presidente do iG, e o jornalista Alon Feuerwerker, um dos fundadores do Universo Online (UOL).
"Nos momentos em que lançamos jingles ou tem algo muito forte, como um debate na TV, a audiência do site multiplica por quatro", disse Alon à Reuters. Ele não quis divulgar o número de acessos diários ao site (www.joseserra.com.br) e disse apenas que a audiência tem crescido entre 5 e 10 por cento ao dia.
O jingle "Pé-frio, cabeça quente" é uma marchinha de Carnaval que liga a presença de Ciro Gomes ao resultado do amistoso da seleção brasileira de futebol, derrotada na quarta-feira pelo Paraguai por 1 a 0.
A música aproveita também o bordão que o candidato Serra tem martelado, de que Ciro é destemperado. A letra é relativamente simples e curta:
"Pé frio, cabeça quente, você não serve pra presidente. Eu tenho um tio que é esquentado, quando ele abre a boca, sobe o dólar no mercado. Além do mais, pé frio assim nunca se viu, quis usar a seleção e quem perdeu foi o Brasil."
Há uma semana, o site de Serra divulgou o primeiro jingle, chamado "Você mente demais", paródia da música "Você é doida demais", de autor desconhecido. O candidato da aliança governista pediu que o jingle fosse retirado do site no dia seguinte, como prova de que a campanha seria propositiva, não ofensiva.
Para o jornalista e autor do livro "Eleição -- Vença a Sua!", Marco Iten, a Internet é um veículo importante de propagação de conceitos porque é fundamentalmente utilizada por formadores de opinião. Mas ainda é impossível medir quantos votos podem ser conquistados na grande rede mundial.
"Os sites de Serra e Ciro são os mais dinâmicos, usando a Internet como um instrumento muito bem afinado", afirmou Iten. "O de Serra tem mais abrangência e o jingle está se tornando um diferencial", comentou.