Publicidade



:
China e Japão, cruzando a fronteira
Entrosada, defesa do Brasil não pode falhar contra o Paraguai, diz Parreira
Lucro da Eletrobrás cai 71% e fica em R$ 323 milhões em 2003
MSN reformula portal para brigar com Google e Yahoo!
'Scooby-Doo 2' lidera bilheterias dos EUA no fim de semana
Índia de Roraima vai à OEA contra governo brasileiro

Envie esta
notícia por email
Índice

Serra ganha audiência na Web e lança novo jingle contra Ciro
20h25 - 23/08/2002


SÃO PAULO (Reuters) - Parece que pegou. A campanha do candidato à Presidência José Serra, da aliança governista, lançou nesta sexta-feira mais um jingle contra o presidenciável Ciro Gomes, da Frente Trabalhista. A habilidade do site em movimentar a campanha política com criatividade recebe elogios e conquista a audiência dos internautas.

Serra conta com dois experientes executivos da Internet brasileira na sua campanha: o publicitário Nizan Guanaes, que foi presidente do iG, e o jornalista Alon Feuerwerker, um dos fundadores do Universo Online (UOL).

"Nos momentos em que lançamos jingles ou tem algo muito forte, como um debate na TV, a audiência do site multiplica por quatro", disse Alon à Reuters. Ele não quis divulgar o número de acessos diários ao site (www.joseserra.com.br) e disse apenas que a audiência tem crescido entre 5 e 10 por cento ao dia.

O jingle "Pé-frio, cabeça quente" é uma marchinha de Carnaval que liga a presença de Ciro Gomes ao resultado do amistoso da seleção brasileira de futebol, derrotada na quarta-feira pelo Paraguai por 1 a 0.

A música aproveita também o bordão que o candidato Serra tem martelado, de que Ciro é destemperado. A letra é relativamente simples e curta:

"Pé frio, cabeça quente, você não serve pra presidente. Eu tenho um tio que é esquentado, quando ele abre a boca, sobe o dólar no mercado. Além do mais, pé frio assim nunca se viu, quis usar a seleção e quem perdeu foi o Brasil."

Há uma semana, o site de Serra divulgou o primeiro jingle, chamado "Você mente demais", paródia da música "Você é doida demais", de autor desconhecido. O candidato da aliança governista pediu que o jingle fosse retirado do site no dia seguinte, como prova de que a campanha seria propositiva, não ofensiva.

Para o jornalista e autor do livro "Eleição -- Vença a Sua!", Marco Iten, a Internet é um veículo importante de propagação de conceitos porque é fundamentalmente utilizada por formadores de opinião. Mas ainda é impossível medir quantos votos podem ser conquistados na grande rede mundial.

"Os sites de Serra e Ciro são os mais dinâmicos, usando a Internet como um instrumento muito bem afinado", afirmou Iten. "O de Serra tem mais abrangência e o jingle está se tornando um diferencial", comentou.



Índice
LEIA SÓ
NOTÍCIAS DE:
Folha Online
UOL News
UOL Esporte
UOL Economia
UOL Tablóide
Mundo Digital
Veja Online
Vestibuol
UOL Diversão e Arte
UOL Música
Exame
BBC
The New York Times
Cox News Service
El País
Financial Times
Le Monde
Hearst Newspapers
The Boston Globe
TNYT News Service
USA Today
Consultor Jurídico
AFP Internacionais
AFP Negócios
AFP Esporte
AFP Diversão
Reuters Geral
Reuters Negócios
Reuters Esporte
Reuters Diversão
Lusa
UOL Rádios e TVs
UOL Corpo e Saúde
Notícias sobre o UOL
Reuters Limited - todos os direitos reservados. O conteúdo Reuters é de propriedade intelectual da Reuters Limited.
Qualquer cópia, republicação ou redistribuição do Conteúdo Reuters, inclusive por armazenamento rápido, enquadramento
ou outros meios semelhantes, estão expressamente proibidas sem o consentimento prévio por escrito da Reuters.
A Reuters não será responsável por quaisquer erros ou atrasos no Conteúdo,
ou por quaisquer medidas tomadas na ocorrência fos fatos ora descritos.