Publicidade



:
China e Japão, cruzando a fronteira
Entrosada, defesa do Brasil não pode falhar contra o Paraguai, diz Parreira
Lucro da Eletrobrás cai 71% e fica em R$ 323 milhões em 2003
MSN reformula portal para brigar com Google e Yahoo!
'Scooby-Doo 2' lidera bilheterias dos EUA no fim de semana
Índia de Roraima vai à OEA contra governo brasileiro

Envie esta
notícia por email
Índice

Salgueiro ultrapassa tempo e sonho do título fica mais distante
08h09 - 03/03/2003


Por Maria Pia Palermo

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Salgueiro entrou na avenida para contar seus 50 anos de história e, depois de dez anos de jejum, conquistar outro título de campeã, mas se excedeu no tempo em quatro minutos e deve perder pontos pelo atraso.

Para o presidente da escola, Luiz Augusto Duran, os integrantes podem ter se confundido com o tempo máximo regulamentar, que no ano passado era de 85 minutos e neste passou para 80, mesma dúvida que expressavam alguns componentes da organização da escola.

"Nós diminuímos de 6.500 integrantes para 4.500 neste ano, para agilizar o desfile", disse o diretor para tentar mostrar que a escola havia feito mudanças a fim de evitar problemas com a duração do desfile. O atraso da escola deve significar um desconto de oito décimos na contagem total de pontos, dois décimos para cada minuto a mais na avenida.

A escola contou e cantou sua história com o samba-enredo "Salgueiro, minha paixão, minha raiz, 50 anos de glória", em que desfilou suas conquistas, como a vitória de 1963, com Xica da Silva.

Zezé Motta viveu a escrava mais uma vez. Desfilando no chão, ao lado do diretor Luís Fernando, a atriz mostrou que ainda sabe representar com perfeição a personagem.

"Depois de fazer a mãe da Xica, eu achei que o título não era mais meu, mas pelo jeito vai ser meu personagem eterno", afirmou a atriz, sem esconder a alegria de ser Xica mais uma vez ao terminar o desfile.

O luxo dos carros e o samba animaram a platéia várias vezes, principalmente quando passava a comissão de frente, que esteve impecável e usou até acrobacia para conquistar o público. O carro abre-alas representou o Morro do Salgueiro, berço da vermelho e branco e fundado pelo comerciante português que lhe deu o nome e também foi homenageado.

As oito conquistas de títulos da escola voltaram à avenida, seguindo a cronologia, na primeira noite do desfile do grupo especial do Rio de Janeiro.

O relógio do sambódromo marcava uma hora de desfile e era 1975, quando a escola foi campeã com o tema "Minas do Rei Salomão". Os integrantes apertaram o passo e os organizadores pediam rapidez, tentando disfarçar o desespero.

Para lembrar sua última vitória, o Salgueiro trouxe mais uma vez à Sapucaí seu carro alegórico que representou o navio Ita, em 1993. Foi o 8o campeonato da escola com o samba-enredo "Peguei um Ita no Norte". O ator Murilo Rosa foi destaque como comandante do navio desta vez. "Me sinto muito feliz de estar aqui na Marquês de Sapucaí como comandante no mesmo momento em que vivo um comandante farroupilha numa minissérie ("A casa das Sete Mulheres", da Rede Globo)", disse o ator.

Antes de deixar a avenida, do carro que foi o último a passar, foram lançados balões em forma de coração prateados e vermelhos.



Índice
LEIA SÓ
NOTÍCIAS DE:
Folha Online
UOL News
UOL Esporte
UOL Economia
UOL Tablóide
Mundo Digital
Veja Online
Vestibuol
UOL Diversão e Arte
UOL Música
Exame
BBC
The New York Times
Cox News Service
El País
Financial Times
Le Monde
Hearst Newspapers
The Boston Globe
TNYT News Service
USA Today
Consultor Jurídico
AFP Internacionais
AFP Negócios
AFP Esporte
AFP Diversão
Reuters Geral
Reuters Negócios
Reuters Esporte
Reuters Diversão
Lusa
UOL Rádios e TVs
UOL Corpo e Saúde
Notícias sobre o UOL
Reuters Limited - todos os direitos reservados. O conteúdo Reuters é de propriedade intelectual da Reuters Limited.
Qualquer cópia, republicação ou redistribuição do Conteúdo Reuters, inclusive por armazenamento rápido, enquadramento
ou outros meios semelhantes, estão expressamente proibidas sem o consentimento prévio por escrito da Reuters.
A Reuters não será responsável por quaisquer erros ou atrasos no Conteúdo,
ou por quaisquer medidas tomadas na ocorrência fos fatos ora descritos.