Topo

Cenário de Game of Thrones, dálmatas, gravata: o que a Croácia deu ao mundo

Loja em Zagreb, capital da Croácia, exibe uma gravata gigante: palavra vem de "hrvat" - croata, em croata - AFP / DENIS LOVROVIC
Loja em Zagreb, capital da Croácia, exibe uma gravata gigante: palavra vem de 'hrvat' - croata, em croata Imagem: AFP / DENIS LOVROVIC

Colaboração para o UOL, em São Paulo

13/07/2018 04h01

A seleção croata impressionou ao chegar pela primeira vez a uma final de Copa do Mundo, que será disputada contra a França no próximo domingo (15). Mas o país de Modric e Rakitic  tem muito mais a oferecer do que o seu, literalmente, surpreendente futebol.

croacia - Arte/UOL - Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL
Com pouco mais de 4 milhões de habitantes, o pequeno país localizado entre o mar Adriático e os Bálcãs tem uma longa história: já foi parte do Império Austro-Húngaro e integrou, durante a maior parte do último século, a Iugoslávia. 

Independente desde 1991, parte da União Europeia desde 2013, a Croácia não é exatamente uma potência no futebol, tem uma economia que patina, mas já entregou muito ao mundo. Da gravata às locações de Game of Thrones, conheça algumas contribuições do país.

  • iStock

    Gravata

    Talvez a mais famosa contribuição da Croácia seja a gravata. Embora haja registros de lenços masculinos desde o Império Romano, a versão atual surgiu durante a Guerra dos Trinta Anos (1618 - 1648). Diz a lenda que mercenários croatas se juntaram ao exército da França e amarravam lenços ao redor do pescoço para se reconhecerem. Os franceses consideraram o apetrecho elegante e começaram a usá-lo nas ruas. Após a guerra, já havia virado moda no país. A palavra gravata, aliás, vem de "hrvat" - croata, em croata.

  • Reprodução/White on Life

    Dálmatas

    A simpática raça de cachorros brancos com pintas pretas pelo corpo carrega o adjetivo que, pouca gente sabe, se refere a uma região da Croácia: a Dalmácia. Espremida entre a Bósnia e o mar Adriático, a região abriga polos turísticos como Dubrovnik e Split. É nessa área onde surgiram os primeiros quadros retratando o cão, no século 17. Anos mais tarde, documentos descrevem os cachorrinhos pintados e os chamam de 'dalmatinski pas', cão dálmata em português.

  • HBO / Divulgação

    Cenários de Game of Thrones

    Com cenários medievais à beira do mar Adriático, o país foi escolhido como um dos locais de filmagem de Game of Thrones. Dubrovnik, cercada por uma muralha de pedra, virou Porto Real, principal cidade do continente fictício Westeros. A Fortaleza Vermelha, na vida real "Fortaleza de Lovrijenac", também é filmada por ali. Já Braavos, uma das Cidades Livres, que na série fica do outro lado do oceano, é filmada também na costa da Dalmácia, em Sibenik - outra pequena cidade turística com ares medievais.

  • Divulgação

    Caneta-tinteiro e lapiseira

    A lapiseira é daquelas criações que têm diversos inventores. Mas em 1906, Slavoljub Penkala registrou a patente do invento. Ele nasceu em uma vila que hoje faz parte da Eslováquia, mas na época era o Império Austro-Húngaro, e cresceu em Zagreb, capital croata. Ele tem mais de oitenta patentes, entre elas, uma de caneta-tinteiro. Ele fundou a Penkala-Moster Company, uma das maiores fabricantes de lápis do mundo à época.

  • Reprodução

    Tesla e a lâmpada fluorescente - e o controle remoto, e o motor, e etc.

    Nikola Tesla é um dos inventores mais influentes da história e é disputado por Croácia e Sérvia. Os croatas argumentam que ele nasceu em 1856 em Smiljan, que hoje faz parte da Croácia (na época, estava sob domínio austríaco). Do outro lado da fronteira, o argumento é que sua família era sérvia. De qualquer maneira, nessa região do mundo nasceu o pai da corrente alternada, que acumulou 700 patentes registradas. Entre elas estão a lâmpada fluorescente, o controle remoto, o motor de indução, as transmissões via rádio e o sistema de ignição dos carros.