Veja famosos que apoiam os refugiados sírios até mesmo em resgates no mar

Do UOL, em São Paulo

Muitas celebridades manifestaram apoio aos refugiados que fogem das guerras no Oriente Médio e se arriscam no mar em busca de uma vida segura. Para alguns, foi suficiente usar uma hashtag nas redes sociais (como a #refugeeswelcome). Mas outros fizeram mais. Teve quem preferiu associar sua imagem diretamente à causa em busca de recursos financeiros, quem fez doações milionárias e até os que participaram do resgate em praias gregas. 

Veja algumas das ações de famosos para ajudar os refugiados:

Tyson Sadler/RYOT News
Tyson Sadler/RYOT News

Susan Sarandon

A atriz americana dona de um Oscar passou os últimos dias de 2015, incluindo o Natal, ajudando a resgatar refugiados que cruzam os 10 quilômetros que separam o litoral da Turquia da ilha de Lesbos, na Grécia. A ação da atriz foi registrada em um diário em um site americano e em um documentário. Susan participou do resgate no mar, da recepção em terra e do apoio nos abrigos temporários. Entre os seus relatos está a interação emocionante entre sua neta, Marlowe, e uma das crianças refugiadas durante uma das conversas da atriz com sua família nos EUA.

"Eles não são diferentes de ninguém", disse ela no diário. "Eles querem que seus filhos estejam a salvo, limpos e tenham educação. É tudo o que eles querem".
Tyler Jump/IRC
Tyler Jump/IRC

Mandy Patinkin

O ator da aclamada série americana Homeland, onde vive um diretor da CIA, estava gravando na Alemanha quando a crise de imigração estourou, e decidiu ir para a Grécia para ajudar os refugiados. "Eu precisava me reconectar com a realidade, conhecer a família que estava vivendo a verdadeira crise, segurar um bebê em meus braços", disse o ator à imprensa ao relatar sua passagem pela ilha de Lesbos.

Ao ajudar no desembarque de um grupo de refugiados na praia, um pai colocou uma criança nos braços de Patinkin, mas ela não se movia e estava com os olhos fechados. "Pensei 'meu Deus, ela não está viva'", disse ele. "Estava tentando encontrar pulso, mas não achava. Coloquei minha mão, meu dedo na mão da criança e juro que ela o segurou. Logo pensei: 'ela está viva!'". Com a criança, a família foi levada para longe da multidão.
Reprodução/YouTube
Reprodução/YouTube

Benedict Cumberbatch

O ator britânico, famoso pela série Sherlock e estrela do filme O Jogo da Imitação, gravou uma forte mensagem em vídeo para a ONG Save the Children em apoio aos refugiados sírios que fogem para a Europa. "Vocês precisam entender que ninguém coloca crianças em um barco a menos que a água seja mais segura que a terra". "As pessoas assistem a essa tragédia se desenrolar na segurança de suas casas, com suas crianças seguras. Quero dizer que nós vemos vocês, ouvimos vocês, e a ajuda está chegando", diz o ator.
Reprodução/ONU
Reprodução/ONU

Cate Blanchett

Em sua mensagem em vídeo, a atriz australiana vencedora de dois Oscar diz que faz parte dos esforços para arrecadar doações para os trabalhos da ONU em apoio aos refugiados para honrar Halud, uma das mulheres sírias que conheceu em um campo de refugiados no Líbano. "Ela é uma arquiteta e não tinha nenhuma razão para deixar a Síria exceto a guerra, fugir da guerra com seus filhos, deixando tudo para trás". "Como mãe, só consigo imaginar a dificuldade e a aflição na hora de tomar uma decisão dessa", diz Cate, mãe de quatro filhos.
AP Photo
AP Photo

Angelina Jolie

A atriz é embaixadora de boa vontade da Acnur (Agência das Nações Unidas para os Refugiados) e enviada especial do alto comissário para Refugiados. Ela não só visitou campos de refugiados sírios na Turquia, no Líbano, no Iraque e na Jordânia, mas também levou seus filhos em algumas de suas viagens. Em discurso na ONU no ano passado, ela criticou a falta de ação para lidar com a guerra que se arrasta desde 2011 na Síria e pediu que o órgão se responsabilizasse pelos refugiados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos