UOL Notícias Internacional
 

10/05/2009 - 05h42

"Fora de casa", papa reúne menos de 20 mil pessoas em estádio de Amã; Bento 16 chega a Israel nesta segunda

Irineu Machado
Enviado especial do UOL Notícias
Na Jordânia
(texto atualizado às 19h48)

O papa Bento 16 teve na manhã deste domingo o contato com o maior público em sua visita à Jordânia, iniciada na sexta-feira. Entre 15 mil e 20 mil pessoas assistiram à missa celebrada por ele no Estádio Internacional de Amã. Veja fotos. Público bem menor que os cerca de 1,5 milhão de fiéis que assistiram à missa do Campo de Marte, em São Paulo, em maio de 2007. Também sem comparação com as 2 milhões de pessoas que estiveram na missa que ele celebrou ao ar livre nos subúrbios de Luanda, capital de Angola, no último dia 22 de março. A Jordânia é um dos berços do catolicismo.

Papa na Jordânia

  • Alberto Pizzoli/AFP

    O papa Bento 16 visita a antiga Basílica
    do Memorial de Moisés, no Monte Nebo

  • Irineu Machado/UOL

    Escavações arqueológicas apontam este como o local exato em que João Batista batizou Jesus

É fato: se fosse um time de futebol, poderia ser dito que na Jordânia (com 92% da população fiel ao islamismo) o papa joga "fora de casa". A presença de público nos eventos de que ele participou no país foi míngua, em comparação com as multidões atraídas em suas viagens por países católicos.

Na plateia da missa de hoje, estavam centenas de crianças com bandeiras da Jordânia e do Vaticano, autoridades cristãs ortodoxas, missionários vindos do Egito e grupos católicos do Líbano, além de várias comunidades da própria Jordânia.

A quantidade minoritária de fiéis no país, porém, não é algo que preocupa o Vaticano, pelo menos por essas bandas. No país, por exemplo, a Igreja não faz trabalhos de evangelização. O padre Rifat Bader, porta-voz oficial do Vaticano na Jordânia, explica: "não falamos sobre evangelização aqui, mas sobre respeito mútuo. Focamos em trabalhos de educação (em universidades e institutos mantidos pela Igreja Católica), mas sem o objetivo de que os estudantes se convertam ao cristianismo, mas para que eles se tornem bons humanos", disse.

O papel e a importância do cristianismo são reconhecidos no país pelas autoridades muçulmanas. O príncipe Ghazi bin Muhammad bin Talal, em discurso feito ao receber Bento 16 na mesquita do Rei Hussein, ontem (dia 9), disse que a Jordânia aprecia o fato de que os cristãos estavam no país 600 anos antes dos muçulmanos. E lembrou ainda de alguns fatos: "Os cristãos hoje, na Jordânia, por lei, têm 8% das cadeiras do Parlamento e cotas similares em todos os níveis do governo e da sociedade, embora seu número seja menor do que esse na realidade (6% da população é cristã, em sua maioria, ortodoxa)".

O príncipe ressaltou, logo no início do mesmo discurso, que Bento 16 é o líder da maior religião do mundo e que, somados aos muçulmanos, os dois grupos totalizam 55% da população mundial.

O estádio em que o papa realizará a missa é o maior do país, com arquibancadas que comportam um público de 25 mil pessoas (o público de 40 mil estimado para a missa conta com o gramado do estádio). Vale lembrar que sim, é um estádio de futebol, o esporte mais popular do país.

Rei Abdullah 2º e rainha Rania acompanham o papa no Rio Jordão
No terceiro dia de sua viagem ao Oriente Médio, o papa Bento 16 visitou também o local onde, segundo a tradição cristã, Jesus Cristo foi batizado, na Jordânia. Ele chegou a Betânia, às margens do rio Jordão, acompanhado do rei Abdullah e da rainha Rania.

O papa abençoou as pedras fundamentais de duas igrejas que estão sendo construídas no local.

Nesta segunda-feira, o papa deixa a Jordânia e segue para Israel. O roteiro de oito dias da visita de Bento 16 à Terra Santa inclui ainda uma visita a Belém, na Cisjordânia, cidade onde, segundo a tradição cristã, Jesus Cristo nasceu.

O jornalista Irineu Machado viajou a convite do Jordan Tourism Board

Mais notícias

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,39
    5,761
    Outras moedas
  • Bovespa

    18h55

    2,49
    96.294,89
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host