Europeu bebe o dobro de álcool que o resto do mundo

ROMA (ANSA) - A Organização Mundial de Saúde (OMS) calcula que, na Europa, o consumo de bebidas alcoólicas per capita seja o dobro em relação à média mundial, assim como a ocorrência de doenças relacionadas ao álcool.

O álcool é o terceiro fator de risco de morte, depois da hipertensão e do fumo, e o principal fator entre os jovens.

Acredita-se que a mortalidade ligada ao álcool tenha aumentado em cerca de 15% de 2000 a 2002 e hoje represente 6,3% de todas as causas de morte na região européia.

Estes dados foram apresentados pela OMS em uma reunião organizada hoje em Roma pelo Instituto Superior de Saúde (ISS), em ocasião da quinta edição da Jornada pela Prevenção do Alcoolismo.

O consumo de álcool na Europa setentrional e oriental já atingiu um nível elevado e continua a aumentar, enquanto o consumo na Europa sul-ocidental parece se estabilizar após a diminuição registrada nos últimos dez anos.

As mulheres européias representam de 20% a 30% do consumo total de álcool na Europa, a taxa mais alta do mundo.

Ainda de acordo com os dados da OMS, "os homens apresentam uma mortalidade e uma ocorrência de doenças ligadas ao álcool maiores do que as mulheres. Os jovens são particularmente atingidos, sendo que mais de um terço da ocorrência de doenças nos homens e cerca de 14% nas mulheres, entre os 15 e os 30 anos de idade, é resultado do consumo de álcool".

"Os efeitos negativos do álcool parecem ainda mais nítidos quando somados à pobreza e à desnutrição", diz a OMS.

A organização propõe algumas políticas para a contenção deste problema nos Estados membros da União Européia no documento Saúde 21, segundo o qual até 2015 os efeitos negativos para a saúde derivados do tabaco, do álcool e das drogas deverão sofrer uma redução significativa.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos