Alpinista sobrevivente de avalanche no K2 chega machucado a hospital

Das agências internacionais

  • Confortola teve os dedos dos pés profundamente machucados pelo frio da montanha


O alpinista italiano Marco Confortola, que sobreviveu à avalanche de neve no pico K2, chegou salvo ao hospital militar paquistanês para onde foi transferido nesta quarta-feira (6), depois de ser resgatado de helicóptero de uma base próxima a cidade de Skardu. Ele está muito machucado pelo frio, encontra-se deitado em uma cama e tem os dedos do pés azulados e muito lesionados.

"Estou bem, felizmente sou durão", disse Confortola. "O único problema é que os meus pés doem. Passei sete dias naquela montanha. Foi duro. Foi terrível", contou.

Ele contou a rede de televisão italiana SKY TG 24 que pretende retornar à Itália "o mais rápido possível" para consultar um médico que ele confia para tratar os pés e membros inferiores.

O acidente na montanha de 8.611 metros, a segunda maior do mundo, matou pelo menos 11 pessoas. Embora um sérvio, de outro grupo, e um paquistanês já tivessem caído durante a ascensão, a maioria das mortes resultou de uma avalanche logo no início da descida, que bloqueou o grupo de alpinistas durante a descida por quase cinco dias.

Alguns alpinistas morreram devido a quedas, outro por congelamento, e alguns desapareceram na chamada "Zona da Morte", onde o corpo e o cérebro podem sofrer lesões devido à falta de oxigenação.

Confortola, de 37 anos, foi o último a chegar em segurança ao acampamento-base, na terça-feira. Alguns sobreviventes foram retirados de helicóptero da montanha na segunda-feira, mas Confortola ainda permanecia numa altitude em que o acesso aéreo era perigoso.

O italiano fez eco às críticas manifestadas por outro sobrevivente, de que a expedição foi prejudicada pela inexperiência e pela baixa qualidade dos equipamentos, incluindo cabos e espigões que quebraram facilmente.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos