Houston terá toque de recolher por uma semana após passagem de Ike

Da Redação* Em São Paulo

Um toque de recolher foi decretado neste domingo, por pelo menos uma semana, em Houston (Texas), quarta maior cidade dos Estados Unidos, praticamente sem energia elétrica depois da passagem do furacão Ike, anunciaram as autoridades municipais. Além disso, as refinarias de petróleo da região permanecerão fechadas durante oito a nove dias.

  • AFP

    Barco foi parar sobre carro em Galveston, no Texas. Passagem do furacão Ike deixou rastro de destruição na cidade

  • AFP

    Em Houston, estádio foi destelhado pela passagem da tempestade

Em anúncio neste domingo, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush disse que a prioridade, agora, é o resgate de possíveis vítimas do furacão, que deixou pelo menos dois mortos.

O toque de recolher de 21 horas à 6 horas estará em vigor até pelo menos o próximo sábado em toda a cidade de Houston, segundo o chefe de polícia Harold Hurtt.

"A medida é necessária por razões de segurança, o importante número de destroços nas ruas e o fato de que muitos bairros estão às escuras", declarou o prefeito de Houston, Bill White, ao canal CNN.

Um toque de recolher já estava em vigor desde sexta-feira nas áreas que foram objeto da ordem de retirada antes da passagem do furacão. O prefeito disse ainda que o fornecimento de água no município está sendo progressivamente restabelecido.

As refinarias da região de Houston, que garantem 20% da produção de combustível dos Estados Unidos, foram fechadas antes da chegada do furacão Ike na noite de sexta-feira.

"As refinarias estão em grande parte fechadas. Por isso provavelmente deve levar ainda uma semana, ou de oito a nove dias, antes que voltem a funcionar", declarou a congressista ao canal CBS.

Em declarações após uma reunião sobre a dimensão dos estragos causados pelo Ike, Bush, que anunciou que viajará na terça-feira às áreas atingidas pelo furacão, declarou que ainda é muito cedo para determinar até que ponto a produção de gasolina na região foi prejudicada.

O Ike, que entrou no Texas com ventos de até 175 km/h, obrigou o fechamento de 17 refinarias no Golfo do México, onde é produzida 22% da gasolina consumida nos EUA.

"Ainda é muito cedo para determinar qual é a situação exata, mas posso dizer que um dos oleodutos que vêm do Golfo está operando", afirmou Bush.
Segundo o presidente, o furacão foi "muito forte e levará tempo até que as pessoas se recuperem".

Bush ainda pediu que as pessoas que deixaram suas casas só retornem quando as autoridades permitirem.

* Com informações da AFP e da EFE

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos