Lula, Chávez e Correa se reúnem hoje em Manaus

Da Agência Brasil Em Brasília

A situação política na Bolívia e no Equador e a integração do Brasil com os países andinos são alguns dos assuntos a serem debatidos hoje (30), em Manaus, na reunião de cúpula do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez; da Bolívia, Evo Morales, e do Equador, Rafael Correa.

As negociações entre o governo boliviano e os oposicionistas ainda estão em aberto, já que ontem (29) acabou sendo adiada, para o próximo domingo (5), a reunião marcada entre os representantes para tentar resolver a situação. Outro assunto ainda não discutido pelas partes é a nova Constituição boliviana aprovada no ano passado e ainda não submetida a referendo popular.

Sobre a morte de camponeses em Pando, ontem (29) foi formada uma comissão de especialistas de todos os países que compõem a União das Nações Sul-Americanas (Unasul) para investigar a ocorrência.

Outro assunto em pauta é a aprovação, no último fim de semana, da nova Constituição do Equador, que traz entre as mudanças novas eleições para prefeitos e governadores e também alterações no modelo econômico. O impasse entre o governo equatoriano e a construtora brasileira Oderbrecht

De acordo com nota do Itamaraty, durante o encontro, Brasil e Venezuela deverão firmar novas linhas de cooperação.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos