Crise financeira cria tensão entre França e Alemanha, diz Alencastro

da Redação

Crise Global. Representantes da União Européia se encontram neste final de semana para uma reunião de emergência. Na pauta, a crise financeira nos mercados mundiais. Lideranças européias não se entendem sobre um plano de ação coordenada contra crise.

De acordo com Luiz Felipe de Alencastro, colunista do UOL e professor da Universidade Paris-Sorbonne, a crise financeira americana criou um "tremendo desacordo" entre a França e a Alemanha, dois dos principais países do bloco europeu. "A Holanda cogitou lançar um fundo comum para os bancos europeus, e isso era apoiado pela França. Mas o plano foi imediatamente vetado pela Alemanha", afirmou o colunista.



Segundo Alencastro, o episódio fez com que "os dois principais parceiros da zona do euro se estranhassem". "O fato de as finanças da zona do euro estarem ameaçadas contamina todo o edifício institucional da UE", afirmou. Neste sábado, os líderes da Alemanha, França, Itália e Reino Unido devem se encontrar e buscar um entendimento sobre a questão.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos