Obama fecha acordo com Japão e Alemanha para solução da crise

Das agências internacionais

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, em conversas por telefone com o primeiro-ministro do Japão, Taro Aso, e com a chanceler alemã, Angela Merkel, fechou acordo para buscar soluções para encerrar a crise financeira global.
  • AFP

    Obama conversa com Taro Aso e Angela Merkel após vitória e discute a crise financeira global



Segundo disse o Ministério de Assuntos Exteriores japonês à Agência Efe, os líderes conversaram por telefone por cerca de 15 minutos, com traduções em inglês e japonês. Aso parabenizou Obama por sua vitória nas eleições da última terça-feira e manifestou seu desejo de estabelecer com o presidente eleito uma "relação pessoal baseada na credibilidade e confiança".

Obama disse a Aso que estava "familiarizado com o Japão" e agradeceu o apoio à sua candidatura da cidade litorânea de Obama (oeste do Japão), na província de Fukui, que durante toda a campanha apoiou o democrata xará.

Os dois líderes decidiram que a "prioridade seria fortalecer a relação de amizade entre seus países" e manifestaram ainda o desejo de trabalhar juntos para buscar soluções para a crise financeira global e a situação econômica geral.

Obama e Merkel
Já no diálogo com a chanceler alemã, Obama agradeceu a boa recepção que teve durante sua visita a Berlim em julho, quando ofereceu um discurso na emblemática Coluna da Vitória, ante 200 mil pessoas.

Segundo informação dada hoje pelo porta-voz do governo alemão, Ulrich Wilhelm, Angela Merkel ligou na noite de quinta para Obama e o felicitou por sua vitória eleitoral "de dimensões históricas".

Durante a conversa os dois decidiram colaborar estreitamente na estabilização do Afeganistão, na solução da crise financeira, na proteção do meio ambiente e na solução da crise nuclear iraniana, acrescentou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos