Cemitério fornece energia a um povoado espanhol, graças ao sol

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

Um cemitério passou a ser um importante fornecedor de energia para a pequena cidade espanhola de Santa Coloma de Gramenet. O povoado catalão instalou centenas de painéis solares de captação de energia sobre as sepulturas.

  • EFE

    Os painéis de captação da energia solar foram instalados sobre as sepulturas

Como terrenos planos e com muita incidência solar são escassos na região, o cemitério foi a única opção encontrada para a instalação dos painéis. "No começo, a idéia foi difícil de aceitar. Os moradores diziam que estávamos loucos e que desrespeitávamos os mortos", disse Antoni Fogue, membro da Câmara local e um dos principais incentivadores do projeto.

Mas a prefeitura e a administração do cemitério realizaram uma campanha para explicar o valor do projeto e do cuidado que teriam para não atrapalhar o cemitério.

"O melhor tributo que podemos render aos nossos antepassados é gerar energia limpa para as novas gerações. Essa é a nossa principal motivação", afirmou Esteve Serret, diretor da empresa que administra o cemitério e realiza trabalhos na área de energia renovável.

Toda a energia gerada pelos 462 painéis é enviada a uma rede local para o consumo e representa uma tentativa para cooperar com o combate ao aquecimento global. A idéia é aproveitar uma área ideal para gerar energia em uma população tão densamente constituída. Os 124 mil habitantes de Santa Coloma estão concentrados em apenas 4 km².

O cemitério abriga os restos mortais de 57 mil pessoas e os painéis se encontram em apenas 5% de sua superfície total. Foram gastos 720 mil euros no projeto, que, com o uso, deixará de lançar ao ar cerca de 62 toneladas anuais de dióxido de carbono.

*Com informações da AP

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos