Raúl Castro fala em discutir fim do embargo a Cuba com Obama e durante cúpula no Brasil

Fabiana Uchinaka Enviada Especial do UOL Notícias Na Costa do Sauípe (BA)

O presidente de Cuba, Raúl Castro, já chegou à Costa do Sauípe (BA) para a 1ª Cúpula da América Latina e do Caribe. Durante o desembargue, na noite desta segunda-feira (15), ele disse que está disposto a discutir o fim do embargo econômico à ilha com o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama.

"Se o senhor Obama quiser discutir, discutiremos. Se não quiser discutir, não se discute", declarou ele, que é uma das figuras mais esperadas do encontro e viaja pela primeira vez ao Brasil.

"É cada vez mais difícil manter Cuba isolada, a cúpula poderia aprovar uma resolução contra o bloqueio", propôs. "Nós somos pequenos, mas temos demonstrado que não somos facilmente dominados".

Perguntado sobre a expectativa da reunião no Brasil, Castro disse que não se pode esperar muito, por se tratar de um primeiro passo para a integração dos países da América Latina e do Caribe.

"Os chineses dizem que o caminho mais comprido começa com um primeiro passo. A integração latinoamericana é um caminho comprido. Veja, a União Européia quanto tem buscado sua integração", falou.

Castro veio da Venezuela, onde assinou uma série de acordos com o presidente Hugo Chávez. Ele participa de reunião do Grupo de Rio amanhã, que formalizará a entrada de Cuba ao mecanismo permanente de consulta e concertação política da América Latina e no Caribe.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos