Chávez enaltece entrada de Cuba no Grupo do Rio e zomba de sapatada em Bush

Fabiana Uchinaka Enviada Especial do UOL Notícias Na Costa do Sauípe (BA)


Cuba retorna ao lugar onde sempre deveria estar, declarou o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ao chegar com considerável atraso à Costa do Sauípe, na Bahia, para as cúpulas do Mercosul, Unasul, Grupo Rio e da América Latina e Caribe. "Que bom que Cuba está aqui. Estamos completos, estamos armando uma boa equipe, como a que jogava Pelé, no Santos", disse.

Para ele, a entrada de Cuba no Grupo do Rio e, conseqüentemente nas decisões políticas da região, é "do mais interessante, do mais positivo para a independência do nosso continente".

"Que nos reunamos sozinhos, sem hegemonia e sem a proteção de império algum. Já basta de império", bramiu. "A OEA (Organização dos Estados Americanos) era como o ministério das colônias dos Estados Unidos. Os EUA faziam na OEA e na América Latina o que lhes dava vontade. Acabou esse tempo e agora que vem o novo presidente dos EUA é propício que os países do sul falem com sua própria voz e peçam respeito do novo governo dos EUA".

E completou: "Já viram o sapataço que jogaram no Bush", debochando do episódio em que o jornalista iraquiano jogou um sapato no presidente dos EUA, George W. Bush, durante entrevista coletiva no domingo.

Mercosul
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu, na manhã desta terça-feira, a 36ª Cúpula dos Chefes de Estado do Mercosul. Em discurso, o brasileiro defendeu a integração regional e disse que novas respostas à crise econômica global devem ser dadas pelos países sul-americanos. "A voz do Mercosul começa a ser ouvida nos mercados internacionais", falou. "Não assistiremos de forma passiva a crise."

VEJA TRECHO DO DISCURSO DE LULA



Para o presidente, o cenário de turbulência financeira mostra que é preciso investir em uma estrutura voltada para o desenvolvimento da região e fazer com que os mecanismos internos do Mercosul funcionem."É preciso diversificar as fontes de recursos e reduzir a dependência de medidas internacionais", afirmou. "O desenvolvimento do comércio sul-sul é fundamental para o nosso crescimento."

Leia mais sobre a cúpula do Mercosul aqui.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos