Sarkozy defende Brasil como membro permanente do conselho da ONU

Juliana Castro Do UOL Notícias No Rio de Janeiro

Em participação na segunda reunião de cúpula Brasil-União Européia durante sua visita ao Brasil, o presidente da França Nicolas Sarkozy defendeu nesta segunda-feira um papel mais importante do Brasil na liderança mundial.

"Precisamos de Lula na governança mundial como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU e para preservar o equilíbrio ambiental do planeta", discursou Sarkozy, que chegou ao Rio nesta manhã acompanhado de sua esposa, a primeira-dama Carla Bruni.

Por ocasião da visita, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da França vão adotar o plano de ação de parceria estratégica Brasil-França, que prevê o fortalecimento da relação econômica e comercial entre os dois países, além de diálogo político sobre questões de governança internacional.

O documento vai contemplar também cooperação nas áreas de desenvolvimento sustentável, educação, defesa, espaço, energia nuclear, migração e cooperação transfronteiriça.

"Não vim aqui para dizer que o Brasil é uma potência de amanhã, mas sim de hoje", declarou Sarkozy, afirmando que acredita na potencialidade do Brasil e quer desenvolver uma parceria estratégica sustentável.

"A parceria com o Brasil não é uma questão de opção, mas de dever", continuou Sarkozy, e concordou com Lula, dizendo que não quer "um mundo de especuladores", que "a Europa sozinha não poderá mandar uma mensagem de mudança."

Desde a criação do Conselho de Segurança da ONU, apenas cinco membros são permanentes: Estados Unidos, Rússia (antes União Soviética), China, França e Inglaterra. Os demais integrantes são temporários. Todas as votações do conselho, que decide sobre questões como retaliações a países e legalidade de ações militares, são decididas com igualdade de votos, mas os membros permanentes têm direito a veto sobre qualquer medida.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos