Pilotos do avião acidentado em Amsterdã não notaram problemas

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

Os pilotos do Boeing 737 que se acidentou na quarta-feira perto do aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, não perceberam o desastre por vir, segundo as gravações das conversas na cabine, divulgadas hoje pela televisão holandesa "NOS".

"Nas comunicações com a torre de controle durante a última curva, cerca de 15 quilômetros da pista de aterrissagem, não há nenhuma indicação ou comentário sobre nenhum problema", disse o piloto profissional Ronald de Ree.

Os pilotos também não indicam nenhum problema nos dois contatos seguintes, a cerca de 10 quilômetros, mas estes parecem "um pouco curtos e efêmeros", segundo De Ree.

Graças à rápida recuperação das duas caixas-pretas, que foram encontradas na noite de quarta-feira (25), espera-se ter nesta quinta-feira (26) mais informações sobre a causa do acidente.

Alguns meios de comunicação holandeses sugerem que o avião ficou sem combustível, por isso os motores desligaram, e baseiam esta teoria no fato de que o avião tinha perdido muita velocidade e que não pegou fogo depois do impacto.

Por enquanto, a catástrofe deixou nove mortos e mais de 80 feridos. Seis passageiros correm ainda risco de morrer, 25 se encontram em estado grave e outros 55 têm ferimentos leves.

Investigação
Nesta quinta-feira (26), quarenta investigadores examinam os destroços do avião. "Os investigadores trabalharam toda a noite, sem pausa", afirmou Rob Stenacker, porta-voz da polícia de Schiphol. "Continuarão hoje e talvez pela próxima noite", acrescentou.

"Os primeiros resultados da investigação devem ser conhecidos em algumas semanas", declarou um porta-voz da Unidade de Investigação para a Segurança. "Não teremos os resultados oficiais até daqui a um ano, provavelmente".

Segundo ele, o avião ficou seriamente danificado. "Que tantas pessoas tenham conseguido sair a pé é muito surpreendente, alguns falam de milagre", disse.

"O fato de não ter se incendiado ajudou muito. Isto se deve, talvez, a ter caído em um campo de lama, e não em uma estrada ou pista de pouso", explicou Sanders.

*Com informações da EFE e da AFP

TV MOSTRA IMAGENS DO LOCAL ONDE CAIU AVIÃO (áudio em holandês)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos