Lula pedirá a Obama visão mais "desenvolvimentista" para América Latina

Yara Aquino
Da Agência Brasil
Em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pedirá ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, um olhar "diferenciado" e "desenvolvimentista" para a América Latina e a América do Sul, durante reunião marcada para o dia 14 de março, em Washington.

AL: EUA não podem ver apenas narcotráfico e crime organizado


"Somos um continente democrático e pacífico e os Estados Unidos têm que olhar para cá com um olhar desenvolvimentista e não apenas pensando em narcotráfico, em crime organizado", disse Lula em conversa com a imprensa após participar de cerimônia em Vitória (ES). Segundo ele, a intenção é que os Estados Unidos sejam parceiros e ajudem a construir uma América Latina mais forte.

O encontro entre os dois presidentes será realizado a convite de Barack Obama e estava inicialmente marcado para o dia 17 de março. Como a data é feriado nos Estados Unidos, a reunião foi transferida para o dia 14, um sábado. Logo após, Lula seguirá para Nova York, onde participará de seminário com investidores americanos.

A relação entre os Estados Unidos e a Venezuela também serão tema da conversa entre os presidentes brasileiro e norte-americano, além do encontro do G20 que ocorrerá em abril, em Londres, entre outros assuntos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos