Dois suspeitos são presos pelo assassinato de policial na Irlanda do Norte

Do UOL Notícias* Em São Paulo

Atualizado às 15h47

A polícia da Irlanda do Norte prendeu, nesta terça-feira (10) em Belfast, dois suspeitos de terem participado da morte de um policial, em ataque realizado segunda-feira (9) e cuja autoria foi assumida por um grupo separatista irlandês, o IRA Continuidade, um dissidente do Exército Republicano Irlandês (IRA).

Os suspeitos têm 17 e 37 anos e foram presos em Craigavon, a 30 km de Belfast, região onde ocorreu o crime. Eles são suspeitos pelo assassinato do agente Stephen Paul Carroll, de 48 anos, atingido por um tiro na cabeça durante uma patrulha, 48 horas depois da morte de dois soldados britânicos em um ataque contra um quartel de Belfast. Outro grupo, o IRA Autêntico, assumiu a autoria da morte desses dois soldados britânicos.

Durante o tiroteio que resultou na morte de Carrol, um outro policial ficou ferido, segundo as autoridades locais.

Este foi o primeiro assassinato de um agente do Serviço de Polícia da Irlanda do Norte (PSNI, na sigla em inglês) desde a criação da corporação, em 2001, que substituiu a Royal Ulster Constabulary (RUC). Também é o primeiro assassinato de um policial na província desde 1998, ano que o IRA Autêntico executou o atentado de Omagh, em que 29 pessoas morreram.

O primeiro-ministro britânico Gordon Brown condenou o crime e disse que não haverá "um retorno aos velhos tempos". "Eles são assassinos que tratam de distorcer, perturbar e destruir o processo de paz que está funcionando para a população da Irlanda do Norte", disse em pronunciamento hoje, em Londres.

O antigo IRA é responsável pela morte de aproximadamente 1.800 pessoas, a maioria soldados e policiais, antes de renunciar à violência e às armas, em 2005. Durante a década de 1970, o grupo contava com o apoio de católicos descontentes com a discriminação e o baixo desempenho econômico da região. Mas décadas de reformas britânicas e campanhas de grupos católicos reduziram o apoio aos nacionalistas da Irlanda do Norte.



*Com informações das agências internacionais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos