Príncipe Charles conversa com parlamentares brasileiros sobre preservação da Amazônia

Claudia Andrade Do UOL Notícias Em Brasília

O meio-ambiente foi a pauta do encontro do príncipe Charles, herdeiro do trono britânico, com o presidente do Senado Federal, José Sarney, na tarde desta quarta-feira, em Brasília. O visitante discutiu com parlamentares questões ligadas a preservação da Amazônia.

"Ele falou da importância da iniciativa privada e do engajamento da sociedade civil neste problema de preservação da natureza", disse Sarney. "No que se refere ao Brasil, falou do problema de se encontrar uma fórmula de pagamento do sequestro carbono, tema que vem sendo bastante discutido."

"Vários deputados falaram, senadores também falaram sobre o mesmo tema, no sentido de estabelecermos uma cooperação maior. E, com a figura que ele encarna, ele é uma pessoa que pode ajudar muito nesta causa", acrescentou o peemedebista.

O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) também participou do encontro e entregou à comitiva do príncipe uma proposta de criação de um fundo para preservação da Amazônia. "Esta proposta foi apresentada no Parlamento do Mercosul e aprovada. Ela prevê a doação de 1% das importações dos países", afirmou o petista, que prevê um montante de US$ 1 bilhão ao ano para o fundo, caso a proposta seja concretizada.

O príncipe Charles chegou pouco depois das 4 horas ao Congresso Nacional. A reunião com os parlamentares foi rápida, durando cerca de 30 minutos. Acompanhado da duquesa da Cornuália, Camilla Parker-Bowles, o príncipe Charles ainda terá um encontro com o presidente Lula, no Palácio do Planalto, e terminará o dia com um jantar no Itamaraty.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos