Príncipe Charles ouve reclamações de índios no Amazonas

Especial para o UOL Notícias Em Manaus

Uma zarabantana e muitas reclamações. Foi isso que o príncipe Charles, herdeiro do trono britânico, recebeu durante a reunião que teve na tarde desta sexta-feira (13) com líderes indígenas e de outras populações tradicionais da Amazônia. O encontro ocorreu no Instituto de Permacultura da Amazônia, em Manaus.

A reunião entre o príncipe britânico e as lideranças ocorreu por volta das 16h30 (horário local). Ele foi recebido pelo presidente da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasília (Coiab), Jecinaldo Sateré, e por uma comitiva de índios de diversas etnias, além de representantes dos movimentos seringueiro e ribeirinho.

O tom da conversa entre Jecinaldo e príncipe Charles foi de cobrança. Os índios entregaram uma carta de duas páginas em que relatam as principais ameaças à sobrevivência das mais de 180 etnias que habitam a Amazônia. "Mostramos que o desmatamento, a pecuária extensiva e as grandes obras de infra-estrutura realizadas pelo governo brasileiro ainda são as principais ameaças à nossa existência como povos soberanos", disse Jecinaldo. Entre as obras citadas pelo líder estão as hidrelétricas do rio Madeira e a reconstrução da BR-319, que liga Porto Velho (RO) a Manaus (AM).

Mais uma vez, o príncipe Charles não falou com a imprensa, mas o presidente da Coiab afirmou que o britânico mostrou-se preocupado com o cenário que lhe foi apresentado pelos índios. "Ele reconheceu que houve avanços desde a última visita dele ao Brasil (em 1978) e que a ECO 92 foi muito importante para o mundo, mas disse que ainda há muito o que se conquistar tanto na causa indígena quanto nas das outras comunidades amazônicas", disse Jecinaldo.

Ao final do encontro, Charles foi presenteado com uma zarabatana, tubo comprido pelo qual se impelem, com sopro, setas, pedrinhas, grãos etc.. "Essa arma é pra ele lutar por nós lá na Europa", disse o Jecinaldo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos