Lula cobra de Obama solução para a crise e retomada da Rodada Doha

Paula Laboissière
Da Agência Brasil
Em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (16) que cobrou do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, uma solução para a crise financeira internacional, caracterizada por ele como "sem precedentes". Em conversa com o líder norte-americano, Lula pediu ainda a retomada das negociações da Rodada Doha (que discute os subsídios oferecidos por norte-americanos e europeus a seus produtores) na Organização Mundial do Comércio (OMC).

Em seu programa semanal Café com o Presidente, ele avaliou que este não é o momento para se discutir apenas "nossos interesses normais", como comércio, biocombustíveis e parcerias estratégicas. Lula voltou a insistir que os Estados Unidos têm papel extremamente importante para que se encontre a solução para uma crise que começou lá mesmo.

"O que eu fiquei bem impressionado é que o presidente Obama tem clareza do tamanho da crise, da responsabilidade dos Estados Unidos e de que é preciso estabelecer um consenso entre os países do G20 para que possamos tomar medidas capazes de debelar essa crise."

De acordo com Lula, Obama demonstrou interesse em contruir, junto ao Brasil, um proposta a ser levada para o G20, além da promessa de união das equipes econômicas brasileira e norte-americana. O presidente elogiou a disposição dos Estados Unidos em contribuir para a busca de "uma saída coletiva" para a crise internacional.

Lula afirmou ter deixado claro à Obama que uma das estratégias a serem adotadas é a retomada das negociações da Rodada Doha. "Tem gente que acha que, em função da crise, é muito difícil retomar a conversa", lembrou. Para o presidente brasileiro, entretanto, a medida não funcionaria como "um empecilho", mas como "um dos componentes para a saída" dos países mais pobres.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos