Em entrevista à CNN, porta-voz do Taleban diz que vai ganhar guerra contra os EUA

Do UOL Notícias* Em São Paulo

"O Afeganistão vai ser o Vietnã deles [dos EUA], é a mesma política da era Bush. Não há mudanças. Quero te dizer claramente que nós vamos ganhar a guerra e eles morrerão." A ameaça foi dita por Zabiullah Mujahid, porta-voz do Taleban afegão, em entrevista publicada nesta terça-feira pela CNN.

Durante a conversa, que durou cerca de 45 minutos e não teve a localidade divulgada, Mujahid disse que o Taleban "quer desde o começo reforçar o governo islâmico no Afeganistão e remover as forças estrangeiras do nosso país".

Mujahid ainda disse que as eleições presidenciais afegãs deste ano são um alvo. "Nós vamos mirar os membros do parlamento afegão e oficiais do governo", afirmou.

"Nós não estamos sob o comando da Al Qaeda: algumas pessoas vêm para lutar e nós dizemos 'seja bem-vindo'. Nós somos o país [Afeganistão], nós somos o chefe, não temos nenhuma ligação com eles e vice-versa", afirmou o porta-voz.

Em relação à iminência do envio de 20 mil tropas norte-americanas ao país, ele disse que não se preocupa quantas serão. "Se o Pentágono está pensando em mudar sua política, nós também estamos pensando em mudar a nossa. Se eles querem enviar 20 mil homens para começar uma nova campanha, essa é uma guerra e nós veremos a guerra e faremos nossa política."

O repórter da CNN contestou e disse ao porta-voz de que se tratava do Exército mais forte do mundo. Mujahid retrucou: "se eles querem enviar as tropas e mudar as coisas... Acreditamos que eles não podem fazer nada".

*Com informações da CNN

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos