Brasil deve cooperar na criação de televisão pública no Paraguai

Mylena Fiori Da Agência Brasil Em Brasília

Além de tratar das reivindicações paraguaias quanto à revisão do Tratado de Itaipu, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Lugo assinarão, nesta quinta-feira (7), em Brasília, o Memorando de Entendimento para cooperação na criação de uma televisão pública educativa no Paraguai. O Brasil tem a experiência da TV Brasil, gerida pela EBC-Empresa Brasil de Comunicação.

Lugo ainda pretende conversar com Lula sobre obras de infraestrutura, como a construção de uma ponte sobre o Rio Paraguai, ligando a cidade paraguaia de Carmelo Peralta à Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, como parte do projeto de interligação dos oceanos Atlântico e Pacífico.

A integração sul-americana via Porto Murtinho encurtará em cerca de 8 mil km a distância entre a América do Sul e a Ásia, por meio dos portos chilenos de Iquique e Antofagasta. Lula e Lugo devem criar uma comissão mista bilateral para impulsionar o projeto de integração.

Em coletiva de imprensa na terça-feira (5), em Assunção, Lugo disse que também pretende discutir com Lula a construção da segunda ponte sobre o Rio Paraná, em fase de licitação, sobre os estudos para interconexão ferroviária entre Cascavel, Ciudad del Este e Maria Auxiliadora e dos estudos sobre a continuidade dos estudos para as hidrovias Paraguai-Paraná e Paraná-Tietê.

Antes da reunião com o presidente Lula, Fernando Lugo visitará a Câmara dos Deputados, o Senado e o Supremo Tribunal Federal. Na sexta-feira, com Lula, particpará da viagem inaugural do "Trem do Pantanal", no Mato Grosso do Sul.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos