Visita de americano de 53 anos desencadeou processo contra Nobel da Paz em Mianmar

Do UOL Notícias
Em São Paulo

A visita que desencadeou um processo penal contra a líder pró-democracia Aung San Suu Kyi em Mianmar foi feita por um homem identificado pela polícia birmanesa como John Yettaw, de 53 anos. Americano, Yettaw teria entrado no país asiático com um visto de turista.
  • AFP

    A agência oficial de notícias de Mianmar divulgou hoje (14) fotos de John Yettaw, detido por entrar na casa da Nobel da Paz Suu Kyi. A imagem inferior mostra os pés-de-pato improvisados que o americano teria usado para nadar



Suu Kyi é líder de oposição à ditadura militar de Mianmar pelo partido Liga Nacional pela Democracia e ganhadora do prêmio Nobel da Paz de 1991. A ativista pró-democracia cumpria uma ordem de prisão domiciliar que expira no próximo dia 27. Ela pode ser condenada a cinco anos de prisão pela visita de Yettaw.

O governo birmanês divulgou nesta quinta-feira (14) fotos do visitante americano e dos supostos pés-de-pato improvisados que ele teria utilizado para cruzar o lago Inya, localizado na capital do país, até chegar à casa de Suu Kyi.

O jornal britânico "Independent" afirmou que John Yettaw fazia sua segunda viagem em Mianmar e estaria escrevendo um livro sobre abusos a direitos humanos, de acordo com a BBC.

Porém, segundo reportagem da BBC britânica, a embaixada dos Estados Unidos em Yangun não confirmou de onde Yettaw vinha. Informações publicadas pelo jornal diziam que o americano é um veterano da Guerra do Vietnã, tem seis filhos e mora no Estado do Missouri.

Jonathan Head, correspondente da BBC no sudeste asiático, informou que os motivos da visita do americano a Suu Kyi são desconhecidos. Também não se sabe como ele conseguiu passar duas noites na casa da ativista pró-democracia.

Yettaw já havia entrado na casa de Suu Kyi em dezembro, de acordo com a reportagem da rede britânica.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos