Pela 1ª vez, premiê de Israel fala em aceitar Estado palestino, desde que desmilitarizado

Do UOL Notícias* Em São Paulo

Em discurso neste domingo (14), o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que apoia um Estado palestino, mas apenas se for completamente desmilitarizado. Foi a primeira vez que o governo israelense atual sinalizou algo do tipo.
  • Baz Ratner/AFP

    "Israel está comprometido com acordos internacionais e espera que as demais partes também cumpram suas obrigações", disse Netanyahu

O premiê pediu ainda que as negociações de paz com os palestinos sejam retomadas imediatamente, sem condições prévias. Ele propôs um encontro com líderes árabes para discutir a questão.

Fatah e Hamas decidem pôr fim às 'prisões políticas'

Para Netanyahu, os palestinos devem aceitar a existência de Israel e não devem ter exército ou controle do espaço aéreo.

"Israel está comprometido com acordos internacionais e espera que as demais partes também cumpram suas obrigações", disse.

O discurso foi antecipado por pressão do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que quer formalizar a paz no Oriente Médio.

Em Tel Aviv e Jerusalém ocorrem protestos contra a aceitação de acordos com o lado palestino.

Críticas ao Irã
O premiê afirmou ainda que um Irã dotado da bomba atômica é "a maior ameaça para Israel, para o Oriente Médio e para o mundo inteiro, é o encontro entre a arma nuclear e o Islã radical". "Vou trabalhar particularmente nas minhas próximas viagens por uma coalizão internacional contra o armamento nuclear do Irã", disse.

Netanyahu considerou que o programa nuclear iraniano é uma "ameaça existencial" e Israel se negou até agora a renunciar oficialmente à opção militar contra a República Islâmica. O Irã lembra com frequência que Israel é a única potência nuclear da região.

*Com agências internacionais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos