Europa estuda retirar todos os embaixadores no Irã, diz NYT

Do UOL Notícias* Em São Paulo

As iniciativas para isolar o Irã ganharam novo impulso nesta quarta-feira, quando autoridades da União Europeia anunciaram que podem retirar todos os seus embaixadores no país asiático, segundo informou o jornal norte-americano The New York Times.

Diplomatas disseram que por enquanto não existe ordem formal para que os representantes diplomáticos retornem a seus países, mas está opção está sendo considerada pela União Europeia - principal parceiro comercial do Irã.

Esta possibilidade surge em resposta à detenção no último domingo de nove funcionários da embaixada britânica em Teerã, que foram acusados pelo Irã de colaborar com as manifestações que tomaram a capital contra os resultados oficiais das eleições que reelegeram o presidente Mahmoud Ahmadinejad. Desde então, a UE discute alternativas para proteger seus representantes no país.

A retirada de todos os 27 embaixadores representaria uma rara demonstração de desagrado da Europa com a postura do Irã, e diplomatas disseram ao NYT que a Europa preferiria evitar essa opção, além das dificuldades de colocá-la em prática em conjunto com todos os países do bloco.

A situação entre o bloco e o Irã é tensa desde que começou a onda de protestos. Países europeus se levantaram contra a repressão cometida pelo governo iraniano, que acusou o ocidente de se intrometer em assuntos internos. A situação compromete as negociações a respeito da questão nuclear iraniana, já que Teerã disse que não reconhecerá a legitimidade dos negociadores europeus até que o bloco se desculpe pelas acusações.

Dos nove empregados da embaixada britânica detidos no domingo, cinco teriam sido liberados na segunda-feira e outros três hoje, enquanto um deles é mantido em prisão por "desempenhar importante papel durante as recentes revoltas", segundo informou a imprensa oficial iraniana.

*Com informações do New York Times

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos