Árvore de cidade polonesa pode ser derrubada por sua relação com Hitler

Do UOL Notícias* Em São Paulo

Um carvalho da cidade polonesa de Jaslo pode ser derrubada por causa de sua relação com Adolf Hitler. A árvore, com quase 70 anos, foi deixada pelo ditador e está causando polêmica.

Maria Kurovska, prefeita de Jaslo, reagiu à descoberta com um veemente pedido para que a árvore seja cortada e queimada em público. "Se eu pudesse escolher entre melhorar o trânsito em nossa cidade e hospedar um memorial para o assassinato em massa, eu escolheria o prmeiro", ela disse à "Spiegel Online".
  • Marek Dybas/AP

    Carvalho oferecido por Hitler a Jaslo, na Polônia



Ironicamente, a árvore que representa o nazismo também simboliza a resistência polonesa. Quando Hitler ordenou a destruição de Jaslo, em 1944, o carvalho foi uma das poucas coisas que sobreviveu à devastação.

Em entrevista ao jornal polonês "Nowiny24", o vereador Krzysztof Czelusnik defendeu a árvore. "Hitler foi o culpado, por que o carvalho deveria sofrer por isso?", disse.

Ele não está sozinho na defesa da árvore. Uma campanha para salvar o carvalho está sendo liderada por Kazimierz Polak, de 80 anos, que testemunhou o plantio da árvore. Ele está organizando a petição para evitar o corte da árvore, que ele viu ser trazida à cidade em uma caixa coberta com uma bandeira com a suástica, em 1942.

O carvalho, originário de Braunau am Inn, na Áustria, a cidade natal de Hitler, foi dada à cidade na ocasião do aniversário do líder nazista e como parte do processo de "germanização" da cidade.

Polak argumenta que a árvore deveria permanecer em pé como um exemplo da beleza natural da cidade. "Ela está crescendo saudável e ficando alto. Deixe-o crescer", disse.

Kurovska não está convencida e está preocupada que Jaslo fique famosa pelas razões erradas. "Se nós mantemos a árvore, iremos caminhar pela cidade lembrando que esta é a árvore de Hitler". Ela também diz que recebeu e-mails de moradores locais contra e a favor da sobrevivência da árvore.

A cidade irá decidir o destino do carvalho de Jaslo nas próximas semanas.

* Com informações da Spiegel Online

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos